SGTU1 Sinaliza O 1

1705 palavras 7 páginas
A SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Introdução
Os acidentes de trabalho são geralmente associados a padrões negligentes, que oferecem condições de trabalho inseguras, e a empregados destreinados, que cometem atos inseguros. Sabe-se que as causas de acidentes de trabalho não correspondem a essa associação, mas a condições ambientais a que estão expostos, envolvendo também fatores humanos, sociais e econômicos.
Dentre as muitas formas de prevenção de acidentes existentes destaca-se neste trabalho a sinalização de segurança, pois é uma das formas mais baratas, práticas, objetivas e de fácil compreensão de suas informações, que qualquer trabalhador dentro de um canteiro de obras irá observar, por exemplo, uma placa que por sua cor já chama a sua atenção e com certeza irá ler e/ou interpretar a ilustração contida na mesma imediatamente.
É importante destacar que a sinalização de segurança está contida na NR 26 das normas regulamentadoras; também na NR 18, a norma que regulamenta as condições e meio ambiente de trabalho na construção civil, destaca-se um item que dá ênfase às sinalizações.

2. As cores e suas principais utilizações:

a) Vermelho

Utilização – Para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Usada excepcionalmente com sentido de advertência de perigo nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência. Não deve ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa alerta).

Foto: Fabricante, http://biciextil.com.br/produto.html

b) Amarelo

Utilização – O amarelo deverá ser empregado para indicar cuidado. Usado para sinalizar locais onde as pessoas possam bater contra, tropeçar etc. ou ainda em equipamentos que

Relacionados