sgdfgsdg

333 palavras 2 páginas
Introdução: A tabela periódica foi organizada de acordo com as propriedades dos elementos. Vamos tratar aqui de uma subdivisão que diz respeito à classificação do elemento em Metal, semimetal e ametal.

Diante da tabela podemos perceber claramente a posição de cada uma destas classes, até porque elementos com as mesmas propriedades se encontram próximos uns dos outros.

A ilustração demonstra, através das cores, a posição na tabela:

• Metais – cor amarela
• Ametais – cor vermelha
• Semimetais – cor azul

Vejamos a seguir algumas das propriedades dos:

Metais: a maioria dos elementos pertencentes a esta classe se apresentam no estado sólido, o mercúrio (Hg) é uma exceção, é o único metal líquido. Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios).

Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados. Esta última característica se deve ao fato de que, quando presentes no estado sólido, os ametais se fragmentam, não sendo possível transformá-los em objetos.
Em condições-ambiente:
• os não-metais carbono, fósforo, enxofre, selênio e iodo são sólidos;
• o não-metal bromo é líquido;
• os não-metais nitrogênio, oxigênio, flúor e cloro são gases.

Semimetais: possuem características intermediárias entre os metais e os não metais, como por exemplo, a condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar.
Em condições-ambiente, os semimetais são todos sólidos.
O hidrogênio é considerado um caso à parte, devido às suas propriedades muito especiais. Em condições-ambiente o hidrogênio é um gás.

ser transformado em lâminas, nem em fios, não tem brilho, não conduz calor e nem eletricidade.
Ser semimetal significa que o elemento combina propriedades dos metais e dos não-metais.
Os elementos geralmente classificados como

Relacionados