sgdfg

325 palavras 2 páginas
Salazarismo

No inicio do século XX Portugal passava por uma crise devido a participação desastrosa na primeira guerra mundial.

Diante disso os militares realizaram um novo golpe de estado em 1926, que fez com que o general Antonio fragoso carmona assumisse o governo português, tornando-se assim presidente da republica em 1928.

Carmona elaborou uma nova constituição, implantou um governo ditatorial, combateu movimentos socialistas e nomeou Antonio de Oliveira Salazar como ministro da fazenda.

Quando Salazar chegou ao poder, efetuou muitas reformas econômico-financeiras, como a diminuição das despesas do País e a instituição de varias taxas, conseguindo assim equilibrar as Finanças do país. Tentou combater a inflação, regulando simultaneamente os preços dos produtos e os salários.

Assim que ocupou o cargo Salazar fez varias reformas no setor econômico, sempre beneficiando a burguesia, oque contribuiu para que em 1933 assumisse a função de pirmeiro-ministro. Oque iniciou o salazarismo.

Oque foi o estado novo?

Como chefe de estado ele elaborou uma nova constituição com ideias fascistas. Essa nova constituição censurava os meios de comunicação, proibia qualquer manifestação grevista e criava a política unipartidária.

Esse novo regime político foi denominado estado novo. A partir desse momento Salazar governou o pais com autoritarismo apesar de nunca ter se tornado presidente. Ao Estado Novo têm sido atribuídas as influências do maurrasianismo4 , do Integralismo Lusitano5 , da doutrina social da Igreja, bem como de alguns aspectos da doutrina e prática do Fascismo italiano, regime do qual adotou o modelo do Partido Único e, até certo ponto, do Corporativismo de Estado.

Em 1968 salazar se afasta do poder por problemas de saúde, acaba falecendo em 1970 e sendo substituído em seu cargo por Marcelo Caetano (Marcelismo) , deposto por um movimento chamado de Revolução dos Cravos, criado por jovens militares com o objetivo de conduzir o pais a

Relacionados

  • Carro
    644 palavras | 3 páginas
  • quimica inorganica
    430 palavras | 2 páginas