Sgbd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Futuro da Informática
As tecnologias do futuro apontam para computação óptica, biológica e quântica. Houve um tempo em que os computadores eram produzidos de forma diferente das máquinas normais. O Cray I original foi feito à mão com chips exóticos montados em placas de circuito revestidas de cobre e refrigeradas a líquido. A computação paralela mudou tudo isso. Agora, as máquinas maisrápidas do mundo são feitas dos mesmos componentes que um computador domestico, apenas empregam um número maior deles. A distinção entre supercomputadores e computadores comuns começa a se tornar incerta e no curto prazo essa tendência se manterá. Mas que tecnologias futuras podem reverter a situação e deflagra a próxima revolução da supercomputação? Pelo menos três: computadores ópticoscomputadores biológicos e computadores quânticos.
São
apostas arriscadas, mas potencialmente revolucionárias. A computação óptica é a menos radical delas. Está em uso, em escala limitada, no processamento de sinais militares. Na computação óptica, a luz transmite informação de um lugar para outro, o que explica por que as companhias telefônicas usam cabos de fibras ópticas para comunicação de longadistância. A razão para que a luz tão útil na comunicação é que, diferente da eletricidade, não interage muito com o ambiente que a cerca. Dois raios de luz podem se cruzar sem que nenhum deles, ou nada em torno deles, sequer perceba. Mas é essa independência que torna difícil criar um computador integralmente óptico, já que computação requer interação. A computação óptica real exigiria odesenvolvimento de um equivalente óptico do transistor, de modo que um raio de luz pudesse usado para acionar outro.
A computação biológica está mais longe de acontecer do que a óptica, mas seu potencial é maior. Imagine um supercomputador do tamanho de uma laranja, capaz de processar imagens em tempo real, reconhecer fala e realizar interferências lógicas. Eles existem e são chamados cérebroshumanos. Com o progresso constante da biotecnologia, estamos começando a compreender e manipular a maquinaria genética que produz cérebros. Se o progresso for mantido ao ritmo presente, é concebível que dentro de uma década ou duas supercomputadores seja criados em tubo de ensaio. Isso pode soar a ficção científica, mas já há experiências nesse sentido. Por exemplo, foram produzidos biochips, comneurônios crescendo de forma ordenada sobre uma folha de silício. Em outros laboratórios, pesquisadores codificaram porções de DNA com dados que permitem a realização de cálculos dentro de um tubo de ensaio.
Mecânica quântica, a terceira tecnologia com grande potencial na supercomputação está em estágio incipiente, mas é a mais revolucionária das três. Os computadores quânticos usariamnormas não-intuitivas, podendo, assim, trabalhar de forma infinitamente mais rápida do que suas contrapartes eletrônicas. Criar a tecnologia que superará os computadores eletrônicos não será fácil. Afinal, computadores paralelos usando tecnologia-padrão de microprocessadores vêm evoluindo cerca de uma ordem de grandeza a cada poucos anos. Assim, qual quer tecnologia que se proponha a derrubá-losprecisa ser muito eficiente. Mas o progresso no mundo da computação pode ser rápido e cheio de surpresas.

REsumo da evolucao dos computadores
2001
- O Linux Kernel é lançado.
- O Pentium 4 é apresentado.
Pentium 4 e Pentium D
Em 2002, a Intel lançou o Pentium 4, processador que podia alcançar clocks muito altos, chegando até a 3,8 GHz em condições especiais. Os últimos modelos dessalinha também incluíam a tecnologia Hyperthreading (HT), funcionalidade que fazia um processador físico trabalhar como se fossem duas CPUs lógicas.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2157-a-historia-dos-processadores.htm#ixzz1uWiVXLJ5

Referências
http://www.cotianet.com.br
http://www.wbarrella.kit.net
http://www.historiadocomputador.hpg.ig.com.br
http://www.prchp.hpg.com.br...
tracking img