Sgbd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE
CAMPO GRANDE UNAES I

TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
RAFAEL MOREIRA LOPES RA
BANCO DE DADOS PARA AMBIENTE DE REDES
1º SEMESTRE

CAMPO GRANDE, MS 2012

Evolução dos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD)

1.1 Os anos sessenta e setenta, centralizado
DBMS para os anos sessenta e setenta (IMS da IBM, IDS Bull, Univac DMS, etc)foram centralizados sistemas totalmente, como convém a esses anos de operação de sistemas e hardware para o qual foram feitas: a grande nível informático da empresa e uma rede de terminais burros e memória.
O SGBD primeiro na década de sessenta, mas eles foram chamados e foram destinadas a facilitar a utilização de dados de grandes conjuntos em que as inter-relações são complexas.O arquétipo deexecução foi o Bill de materiais ou peças explosão, típicos da construção civil, automotivo de naves espaciais e áreas afins. Estes sistemas trabalhou apenas em lotes (batch).
Aparecendo teclado terminais, ligados ao computador central através de uma linha telefônica, eles começam a construir grandes aplicações em linha de processamento de transações (OLTP). O software DBMS estavam intimamenteligados à comunicação e gerenciamento de transações.
Apesar de escrever programas de aplicações utilizando linguagens de alto nível como Cobol ou PL / I, foram também as instruções disponíveis e sub-rotinas especializadas para tratar BD exigindo que o programador conhecia muitos detalhes do projeto físico, e que fez o tinha uma programação muito complexa.
Como os programas estavam relacionados aonível físico, deve mudar continuamente, quando foram feitas alterações no projeto e na organização do banco de dados.A preocupação básica foi a de maximizar o desempenho: tempo de resposta e as transações por segundo.
2.2. Os anos oitenta: SGBD relacional
minis Computadores, primeiro, e depois micro computadores, espalhados computador para praticamente todas as empresas e instituições.
Issoexigiu o desenvolvimento de aplicações seria mais fácil.O SGBD da década de setenta eram muito complexas e inflexíveis, e só podia utilizar pessoal altamente qualificado.
O surgimento de * SGBD relacional representa um passo significativo para facilitar a programação de aplicações com BD e para garantir que os programas sejam independentes dos aspectos físicos do banco de dados.
* Oracle aparece em1980.
Todos estes fatores fazem maior uso do SGBD.Normalização, em 1986, alinguagem SQL foi uma verdadeira explosão de SGBD relacional.
Os computadores pessoais
Durante os anos oitenta aparecem e se espalham muito rapidamente em computadores pessoais. Parece também estas equipes de usuário único software (, dBase por exemplo e seus derivados, Access), com o qual é muito fácil criar e usarconjuntos de dados e pessoais são dados chamado bases isso. Observe que o fato se refere a esses primeiros sistemas DBMS PC é um pouco forçado, pois não aceita estruturas complexas ou relações, ou poderia ser usado em uma rede que, simultaneamente, servir muitos usuários diferentes.Mas alguns, ao longo do tempo, foram se transformando em SGBD real.
2.3. Os anos noventa: distribuição, C / S e 4GL
Nofinal da década de oitenta, e DBMS relacional é usado em praticamente todas as empresas. No entanto, até meados dos anos noventa, quando precisava de um desempenho elevado continuou a usar o SGBD prerelational.
No final dos anos oitenta e início dos anos noventa, as empresas descobriram que seus serviços foram comprando computadores departamentais e pessoais, e as aplicações têm vindo a fazer BD. Oresultado foi que, dentro da empresa há vários SGBD BD e vários tipos diferentes ou fornecedores.Este fenómeno de multiplicação da BD eo SGBD foi aumentado pela febre das fusões.
A necessidade de ter uma visão global da empresa e de ligar as diferentes aplicações utilizando BD diferente, juntamente com a facilidade que dão as redes de comunicação entre computadores, levou para o SGBD atuais,...
tracking img