Sftware livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licença de software livre [pic]


Software livre e licenciamento

Software livre é uma expressão formalizada pela primeira vez por Richard Stallman, no início do Projecto GNU e posteriormente pela Free Software Foundation como braço legal do projeto.
Todo e qualquer programa de computador cuja licença de direito de autor conceda ao utilizador as seguintes 4liberdades é considerado software livre:
• Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
• Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao codigo fonteé um pré-requisito para esta liberdade.
• Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
•Liberdade 3: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e redistribuir seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade possa se beneficiar. Acesso ao codigo fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A realização de tais ações é reservada, pelo conceito de direito de autor, aos detentores dos direitos, que necessitam permitir, de forma explícita, estas liberdades recorrendo a uma licença desoftware livre. A remoção de qualquer uma das quatro liberdades descritas descaracterizaria sua condição de software livre. Ao optar pela disponibilização de um software livre, seu criador deve escolher qual licença o software adotará. As licenças de software livre permitem que o desenvolvedor/criador abdique de alguns direitos seus, estabelecidos pelo copyright, determinando quais são esses direitos esuas condições de aplicação. Este documento (licença de software livre) é normalmente distribuído junto com o código-fonte do software.
A popularização das licenças de software livre se deve ao fato da garantia jurídica que estas fornecem aos utilizadores de que não estão cometendo atos de infração de direito de autoria ao copiar ou modificar o software. Qualquer desenvolvedor pode estabelecer ecriar suas próprias licenças de software. Entretanto a Open Source Initiative (OSI) recomenda fortemente que sejam reaproveitadas as licenças disponíveis e consolidadas pela comunidade de software livre. Tanto a OSI quanto o Projeto GNU páginas com um índice das principais licenças de software livre existentes e suas descrições.
As licenças podem ser separadas, normalmente, em três categorias,divididas de acordo com a presença de termos que impõem restrições de licenciamento na redistribuição ou criação de trabalhos derivados do original. Desta forma as licenças são consideradas permissivas ou recíprocas. As recíprocas podem ser ainda consideradas parciais ou totais. A principal diferença é que as licenças recíprocas totais se caracterizam pela manutenção da licença original. As recíprocasparciais também podem ser conhecidas como copyleft fraco.

Licenças Permissivas

As licenças permissivas também podem ser conhecidas como licenças acadêmicas em referência às origens das licenças BSD da Universidade da Califórnia em Berkeley e MIT do Massachusetts Institute of Technology. Estas licenças recebem este nome pelas poucas restrições que impõem às pessoas que obtém o produto. Estaslicenças devem ser usadas quando se deseja que o projeto possa atingir um número maior de pessoas para ampla divulgação. Um grande caso de sucesso neste caso é o servidor web Apache da Apache Software Foudation . A licença Apache, usada na maioria de seus produtos, é do tipo permissiva. Em geral, essas licenças permitem inclusive que, qualquer detentor do código possa desenvolver um produto derivado efechar o código para explorá-lo comercialmente. Neste caso, o servidor web Apache se tornou um produto referência e amplamente usado que nenhuma empresa tem interesse em desenvolver um produto derivado com código fechado.

Licença BSD
A licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas operacionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do...
tracking img