sfodigsdfg

609 palavras 3 páginas
A inscrição para o Exame da Ordem dos advogados abre cerca de um mês antes da data da prova e custa R$ 200,00.
O Exame de Ordem da OAB é realizado três vezes ao ano, sendo composto por duas fases, objetiva e Prático Profissional, realizadas em datas diferentes.
1º Fase: Objetiva
A primeira fase do exame de ordem OAB é objetiva, composta de 80 questões de múltipla escolha que abordam os conteúdos previstos no currículo obrigatório do curso de direito e tem caráter eliminatório. Para passar para a etapa seguinte é preciso acertar, no mínimo, 50% do teste. É nesta etapa que a maioria dos candidatos não consegue avançar.
Por ser uma prova extensa e as questões sempre com mais que uma resposta que parece ser a correta, dificulta bastante a vida dos candidatos que não se prepararam adequadamente para fazer a prova.
2º Fase: Prático Profissional
Já a segunda fase do exame de ordem OAB é uma prova prático-profissional, que contém uma peça processual e quatro questões, em forma de situações-problema, compreendendo uma das áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: administrativo; civil; constitucional; do trabalho; empresarial; penal; ou tributário. A escolha dessas opções é feita pelo examinando no ato da inscrição para o exame.
Nessa etapa é permitido consultar a legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos. Para o candidato fazer a segunda etapa do Exame de Ordem, é preciso acertar metade da prova (40 questões) e quem não for aprovado pode se inscrever e fazer a edição seguinte.
Na segunda parte dessa fase, é preciso responder a cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, relativas à área de opção do examinando. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 60% da prova.
Nesse ano, a boa notícia é que quem passar da primeira fase (prova objetiva) para a segunda fase (prova dissertativa), mas não for aprovado, não precisará fazer a primeira fase novamente na próxima vez que

Relacionados