Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexualidade

As necessidades e a curisidade de aprender a respeito do sexo estão presentes na criança, faz parte de um interesse natural dela.
O modo com que os adultos recebem essa curiosidadeinfluencia em problemas posteriores relacionados à sexualidade.
Em idade escolar (7 a 8 anos) a criança já deve ter encontrado respostas adequadas e temporárias a respeito de seu corpo.
Uma educaçãosexual correta é um dos fatores mais importantes para o equilíbrio emocional da criança. A não satisfação da curiosidade sexual leva a criança a criar ansiedade, desfiguração da realidade, e fantasiara respeito. É essa a origem de problemas futuros que poderão causar distúrbios de conduta sexual.
O professor é a única entidade capaz de abranger todas as crianças no desenvolvimento de educaçãosexual. Mas, para isso não basta incluir tal conteúdo no currículo escolar, a escola pode executar um programa amplo, que em cada assunto, desde a matemática até a educação artística, contribua para ainterpretação geral do sentido do sexo na vida da criança.
Outro aspecto importante no desenvolvimento da sexualidade é a masturbação.
Em geral, a criança se masturba para conhecer seu corpo. Mas,quando isso é acompanhado por atitudes repressivas por parte dos adultos, leva a criança a dedicar mais tempo para essa atividade.
Em certos casos, ela se masturba em qualquer lugar, configurando umquadro de personalidade mal estruturada.
A masturbação em crianças de até 4 ou 5 anos, dificilmente se transforma em hábito, pois é natural, e deve ser encarada de forma espontânea pelos adultos.
Naescola, quando há alguma criança de 4 a 5 anos que se masturba de vez em quando, o professor não deve se preocupar, basta desviar a atenção dela para uma atividade manual.
Após essa idade, se acriança continuar se masturbando socialmente, é necessário verificar se o fato não é sintoma de um problema emocional.
Quando esse comportamento ocorre na escola, o professor deve verificar se o aluno...
tracking img