Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Walter Antonio Dos Santos.

Resíduos eletrônicos e seus Impactos Ambientais no Brasil.

Belo Horizonte
2012

Walter Antonio Dos Santos.

Resíduos eletrônicos e seus Impactos Ambientais no Brasil.

Trabalho acadêmico apresentado junto ao Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix como requisitoparcial para aprovação nas disciplinas do semestre.

Conselheiro: Prof. Francisco de Oliveira Vieira

Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO

Vivemos diante de tantos anúncios que nos motivam o consumo exagerado, fazendo com que população se torne cada dia mais consumista, mesmo não tendo nenhuma necessidade.
Baseado em pesquisas podemos afirmar que um dos produtos mais consumidos são osprodutos eletroeletrônicos.(IPT/CEMPRE, 2007).
E esse alto consumo tem gerando um grande aumento na produção, pois o consumidor encantado com tanta tecnologia tem descartado esses produtos com muita facilidade e de maneira incorreta contribuindo para o chamado lixo eletrônico.
Pois esse grande acumulo de lixo tem gerado uma pressão na natureza, muitas das vezes incentivadas pelas propostas tentadorasdas grandes empresas fabricantes dessas mercadorias. (CAVALCANTI E CAVALCANTI, 1994).
Criando um problema de difícil solução nas cidades brasileiras,devido o lixo eletrônico ser depositado de forma inadequada e desordenada. (BRASIL, 2010).
Vale lembrar que o lixo eletrônico é um resíduo solido especial que precisa ter uma coleta especial obrigatória. Se não administrada de forma correta podegerar um grave problema para meio ambiente e para saúde,desde sua produção ate seu descarte,pois são constituídos por materiais que possuem metais pesados e altamente tóxicos,que podemos denominar de Vilões Silenciosos.( MORÃES, 2009).
Precisamos abandonar a idéia de algumas linhas de pensamento de que existe uma oposição entre a natureza e homem. Temos que lembrar que o homem faz parte dela e autilização indiscriminada de seus recursos extinguira a própria espécie humana no futuro.
A questão não é impedir o desenvolvimento tecnológico, mas ensinar a descartar e utilizá-lo de maneira adequada, conciliando a defesa da natureza e do próprio homem com seus recursos oferecidos. Assim reduzindo os impactos,ou ate mesmo deixar de impactar,utilizando também esses produtos para ajudar recuperaraquilo que foi destruído.(MORÃES, 2009).

2. DESENVOLVIMENTO
Resíduos Eletrônicos e seus Impactos Ambientais no Brasil
O Brasil tem vivido nas ultimas décadas mudanças significativas que provocaram um grande quadro junto àsociedade, pois o aumento do capital na economia tem aumentado o numero de vendas de componentes eletrônicos (computadores, celulares, TVs, rádios e outros), pois esse aumentode vendas na economia tem obrigado as empresas aumentarem sua produção de eletrônicos afetando diretamente e indiretamente a humanidade. (ANDRADE, 2002).
Deixando o Brasil com a maior produção per capita de resíduos eletrônicos, pois somente os brasileiros descartam cerca de 500 mil toneladas de sucata eletrônica todo ano. (RELATORIO ONU 2010).
Lembrando que um dos fatores que contribuírampara esse aumento de resíduos eletrônicos foi à urbanização ocorrida no Brasil, à falta de experiência, reaproveitamento desses eletrônicos, falta de incentivo e principalmente a falta de fiscalização. (ANDRADE, 2000).
Esses resíduos eletrônicos têm sido descartados de maneira imprópria tem causadoimpactos ao solo,na água, superficial e subterrânea e no ar, alterando as propriedades físicas,químicas e biológicas do meio ambiente. (BALDERRAMA, 1993). Também sendo um fator determinante na disseminação epidemiológica agindo tanto diretamente quanto indiretamente, isso ocorre pelo fato da população brasileira esta em localidades que não possuem coleta domiciliar, fazendo com que esses produtos sejam descartados de maneira incorreta, tornando vetores propícios para transmissão de doenças e...
tracking img