Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexualidade
Definição do termo “sexualidade” segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde):
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexualidade é uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual.
A sexualidade influencia pensamentos e, por isso, influenciatambém a saúde física e mental.

O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo, dependendo da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais, condições socioculturais e outras, conhecendo diferentes etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se maisevidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio afectivo.

Caracteres sexuais masculinos e femininos:
Caracteres sexuais primários:
Os caracteres sexuais primários são os órgãos sexuais, pois nos primeiros anos de vida, apenas conseguimos distinguir o homem da mulher através dos seus órgãos sexuais externos.
Caracteres sexuais secundários: ----------» Homens
*Mudança na voz (fica mais grossa ou mais grave).
* Desenvolvimento corporal devido ao aumento da massa muscular.
* Aumento do tamanho do pénis e dos testículos.
* Poluções nocturnas.
* Aparecimento de acne.
* Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
* Maior secreção da hormona testosterona.
* Alargamento dos ombros.
* A barba começa a despontar.Caracteres sexuais secundários: ----------» Mulheres
* Alargamento das ancas levando a uma maior acumulação de gordura no tecido adiposo.
* Desenvolvimento dos seios.
* Aparecimento da menstruação mensal.
* Aparecimento de acne.
* Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
* Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.

As alterações corporais sãovivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e até ansiedade, nomeadamente em casa, junto dos pais e dos irmãos, e na escola, junto dos colegas e das colegas, mas principalmente perto do sexo oposto.
Por outro lado as hormonas (testosterona, estrogénio e progesterona) responsáveis por este leque de transformações físicas e psicológicas vãocomeçar a produzir no adolescente sensações como, acentuado aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. Outra manifestação é a constituição de grupos e de espaços absolutamente mono-sexuais (proibição absoluta dos rapazes entrarem nos grupos das raparigas e vice-versa). É como se houvesse um período em que se torna interiormente muito importante mostrar claramente, a si mesmo e aos outros,que se pertence a um sexo bem definido, com características muito específicas e opostas ao outro sexo. Um dos comportamentos mais importantes nesta fase é a masturbação que funciona como uma descoberta do corpo e de novas sensações. Pode ser vivida com um misto de prazer e de curiosidade, mas também com muitas dúvidas ou culpabilidades, dados os comentários negativos ou o silêncio dos adultossobre este assunto.
Não é muito comum nesta fase de transformações, mas em alguns casos existem relações sexuais, o que vinca o facto de cada pessoa ter o seu próprio desenvolvimento, chegando uns à maturidade mais cedo e outros mais tarde.
A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Tenta fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e seleccionar um parceiroadequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente. Os rapazes vão à procura de encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as raparigas ao sexo com eles. Hoje em dia, há uma tendência do jovem experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente ter uma relação sexual...
tracking img