Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Curso de Licenciatura em Antropologia

De “Maria-rapaz” à lésbicas: trajectórias identitárias de mulheres que fazem sexo com outras mulheres

Trabalho submetido no Departamento de Arqueologia e Antropologia como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura emAntropologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane

Autor: António Martins Timbana Supervisor: dr. Emídio Vieira Salomone Gune

Maputo, Junho de 2011

1

Índice

Página

Resumo ........................................................................................................................................... 2 1. Introdução................................................................................................................................. 3 2. Metodologia ............................................................................................................................... 7 3. A descoberta da diferença ....................................................................................................... 9 3.1.Descobrindo-se uma “Maria-rapaz” ............................................................................... 9 4. Encontrando outras “Maria-rapaz” : criação de redes sociais .......................................... 16 4.1 - O campo de futebol ......................................................................................................... 14 4.2 - Entre discotecas e festas................................................................................................. 19 4.3 - Práticas sexuais entre as “Maria-rapaz” e outras mulheres ...................................... 16 5. De “Maria-rapaz” à lésbicas: afirmação de identidades sexuais de mulheres que fazem sexo com outras mulheres.......................................................................................................... 19 Considerações finais.................................................................................................................... 26 Bibliografia ................................................................................................................................... 24

2

DECLARAÇÃO

Declaro que este relatório é o resultado da minha investigação pessoal eindependente, o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia. Declaro ainda que este relatório não foi aceite em nenhuma outra instituição para qualquer grau nem está a ser apresentado para obtenção de um outro grau para além daquele a que diz respeito.

O candidato __________________________________ Maputo, aos ____ de______________ de 2011

Declaro que, tanto quanto me foi possível verificar, este relatório é o resultado da investigação pessoal e independente do candidato.

O supervisor ___________________________________ Maputo, aos ____ de ______________ de 2011

3

Á memória do meu pai Martins Moisés Timbana e da minha avó Joaquina Magaia

4

Agradecimentos
Gostaria de agradecer ao dr. EmídioGune, meu supervisor, ao dr. Elísio Jossias pelas discussões proveitosas e pelas inestimáveis sugestões. Ao colectivo de professores e docentes do DAA pelos ensinamentos ministrados ao longo dos quatro anos de formação.

Sou grato à minha mãe Beatriz Machiana por ter custeado os meus estudos e pela paciência, ao meu tio Ernesto Machiana (Avozinho) que sempre esteve presente para ajudar em tudoquanto necessitava desde o computador ao dinheiro das fichas. Estou igualmente grato à minha amiga e companheira Mércia Maria Chaúque pela paciência.

À Associação Lambda pela disponibilidade de tempo que sempre me cederam quando necessitava de alguma informação e particularmente à Sónia Saraiva pela grande ajuda que me deu para aceder a diversa informação.

Meus agradecimentos são extensivos...
tracking img