Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA AMAZÔNIA
CURSO DE PSICOLOGIA
2º TURMA – 10º PERÍODO

















A VISÃO DA SEXUALIDADE DAS MULHERES IDOSAS QUE FREQUENTAM O CENTRO DO IDOSO








GISELE CRISTIANE TELES PAIVA









VILHENA - RO
2011

GISELE CRISTIANE TELES PAIVA
















A VISÃO DA SEXUALIDADE DAS MULHERES IDOSAS QUE FREQUENTAM O CENTRO DOIDOSO





Monografia apresentada à Faculdade da Amazônia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel (Especialista) em Psicologia.
Orientador (a): Profª Edna Mônica Wobeto.










VILHENA-RO
2011
A VISÃO DA SEXUALIDADE DAS MULHERES IDOSAS DE VILHENA QUE FREQUENTAM O CENTRO DO IDOSO






Gisele Cristiane Teles Paiva



Esta Monografia foi julgada eaprovada para a obtenção do Grau de Bacharel (Especialista) em Psicologia da Faculdade da Amazônia – FAMA.



BANCA EXAMINADORA



_____________________________________________
Profª Edna Mônica Wobeto
Orientadora


_____________________________________________

Membro



______________________________________________
Membro





CONCEITOFINAL_____________________________



VILHENA-RO
2011





































Dedico este trabalho, à minha mãe Zélia uma mulher esplendorosa e cheia de força, ao meu esposo Marcos, amigo, companheiro, as minhas filhas Flávia e Gabriely e minha irmã Maria Geisiany que sempre estiveram comigo, nos momentos de fraqueza para me incentivar, para que eu pudesse seguir. E tambémpelas palavras de afeto e encorajamento dos meus irmãos e amigos Flávio, Eliany e Maysa.






































Agradeço especialmente a minha orientadora Profª Edna Mônica Wobeto principalmente pelo carinho, dedicação e profissionalismo ao qual me conduziu. E também a todos os professores por esses anos, dando o melhor de cada um,para que pudéssemos chegar até aqui. E ainda a Profª Fernanda Heringer por toda sua atenção e disposição de sempre me apoiar, nos momentos difíceis. Muito Obrigada.


















.






















“A sexualidade faz parte de nossa conduta.
Ela faz parte da liberdade em nosso usufruto deste mundo”.
(Michel Foucault)





RESUMOPAIVA, Gisele Cristiane Teles. A visão da sexualidade das mulheres idosas de Vilhena que frequentam o Centro do Idoso, 44 folhas, Trabalha de Conclusão de Curso de Graduação, Faculdade da Amazônia, Vilhena, 2011.



Vivenciar a sexualidade para as idosas deveria ser encarado como algo natural e saudável, mas está longe de ser compreendido e aceito pela nossa sociedade. O objetivo desse estudo éanalisar como as idosas frequentadoras do Centro de Referencia a Terceira Idade estão vendo a sexualidade. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando a abordagem psicanalítica para análise de resultados, ao qual participaram 10 idosas frequentadoras assíduas do Centro, com idades de 60 à 71 anos. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semi-estruturada,possibilitando a essas mulheres uma abertura para discorrer sobre o que era indagado. Os resultados mostram que a participação de idosos em centros de convivência vem fazendo com que eles se desvencilhem aos poucos de preconceitos, mitos e tabus impostos pela sociedade, de que são seres assexuados. As idosas estão numa fase de transição do antigo para o moderno, vivenciando sua sexualidade, emboraainda impregnadas de resquícios de uma cultura preconceituosa.
.


Palavras-chave: Sexualidade; mulheres; idosa; centro de convivência.

























ABSTRACT




PAIVA, Gisele Cristiane Teles. A visão da sexualidade das mulheres idosas de Vilhena que frequentam o Centro do Idoso, 44 folhas, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Faculdade da...
tracking img