Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexualidade

Tema: “Quem sou eu, quem é você?”

Justificativa: Faz-se necessário orientar desde cedo as crianças para o respeito às diferenças dos seres humanos, estimulando-as para uma boaautoestima e um desenvolvimento saudável.

Objetivos Gerais:
* Desenvolver respeito pelo próprio corpo e do outro;
* Favorecer a interação entre gêneros;

Objetivos Específicos:
*Identificar diferenças físicas entre homens e mulheres;
* Estimular a autoestima;
* Interagir e respeitar a relação entre gêneros e orientação sexual;
* Estimular o hábito de autonomia a higienee cuidado pessoal;
* Contribuir para a prevenção de violência contra a criança e pedofilia;

Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa

Metodologia:

Aula 1
A professora deve levar doiscartazes, o primeiro com uma imagem do corpo inteiro de uma mulher e o segundo de um homem. Ao colar os cartazes na lousa, um ao lado do outro, a educadora pede que eles reflitam sobre quais são asdiferenças e semelhanças físicas existentes, enquanto divide a lousa entre sexo feminino e masculino. Os alunos devem citar as diferenças e semelhanças dos sexos e a professora anotar no quadro.Deve-se explicitar nesta dinâmica que apesar das diferenças físicas e pessoais somos todos iguais, todo ser humano é único e merece ser respeitado, que nenhum é superior ao outro.

Aula 2
Cada aluno deveescrever um bilhete para um colega do sexo oposto, elogiando suas características peculiares. Deve-se dialogar com os alunos de forma que eles repudiem brincadeiras mal intencionadas.

Em círculo,cada aluno cita se desejar o elogio que recebeu, no entanto, deve expressar como se sentiu, se concorda ou não.

Aula 3
A professora deve estimular as crianças quanto à relevância da autonomia dehigiene e cuidado pessoal. Enfatizar noções básicas de higiene e saúde, como na hora do banho não esfregar o sabonete no corpo, mas usar a “bucha”, esfregar bem os cabelos na hora do banho e...
tracking img