Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
1.1 Tema
A área de interesse escolhida para a realização da presente proposta é a sexualidade humana para crianças de 4ª série do Ensino Fundamental, aplicada na Dentro desta temática, bastante ampla, ressaltamos a compreensão das funções sexuais biológicas, do ato sexual e suas consequências, prevenção à gravidez na adolescencia. Dentro do contexto biológico da sexualidade, háuma grande preocupação de nossa parte com as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que têm especial destaque neste projeto.
Outra frente importante é retirar a educação sexual da esfera das ciências biológicas e lançar sobre ela uma visão mais crítica. A conscientização de o que são os papéis sexuais definidos pela sociedade para nós, das diferenças sociais entre homens e mulheres

1.2Formulação do Problema

Cada vez mais nos espantamos com a precocidade sexual de nossos adolescentes. Atualmente boa parte deles inicia a vida sexual antes dos 15 anos. As que se deve esta erotização tão cedo não é o tema principal deste trabalho, mas sim o fato de que, querendo ou não nossos filhos e alunos estão, com ou sem o nosso conhecimento, praticando sexo.
Se a realidade é esta, o quese pode fazer para protegê-los? Um rapaz ou uma moça podem de repente ficar a mercê de uma gravidez inesperada, para a qual não se encontram preparados emocional, social ou financeiramente. Ou pior: doenças sexualmente transmissíveis, que podem não apenas comprometer sua saúde temporariamente, mas trazer sequelas graves, a incapacidade para a reprodução e até mesmo a morte.
Mas podemos fazeralgo: informá-los, abordando o assunto de maneira franca, com o envolvimento dos pais e da comunidade, dando-lhes a dimensão física e biológica da prática sexual, desmistificando tabus e fazendo-os compreender as implicações do que fazem e de como se protegem.
Dentro disso, colocamos ainda a necessidade de planejamento de vida para jovens de ambos os sexos, através da compreensão dos papéis sexuaisque a sociedade nos apresenta.


2. Justificativa


Não é de hoje que pais e educadores se preocupam em fornecer uma educação para a saúde a seus filhos e alunos. A construção de certos hábitos, desde escovar os dentes até manter uma atividade física regular, começa, e deve começar, muito cedo no sentido de incorporá-los à rotina da criança.
Um componente muito importante da vida e dasaúde do ser humano adulto consiste em sua sexualidade. No entanto, com a superexposição da sexualidade nos meios de comunicação fica cada vez mais difícil preservarmos as nossas crianças, provocando uma erotização por demais precoce. Aquela divisão padrão criança-adolescente-jovem parece ter se modificado em nossos dias.
A escolha pela presente abordagem se deve a fatores como estes, que noslevam, enquanto educadores, a questionar a maneira pela qual é abordada a sexualidade em nossas escolas. Muitas vezes o que podemos verificar é que estamos reforçando estereótipos, ao abordarmos a questão sexual de forma reducionista. Sexo está estreitamente ligado à saúde; no entanto, é importante retirá-lo do contexto mecânico e asséptico da biologia, da medicina e das ciências biológicas emgeral para lidar com ele nas questões cotidianas.
O sexo não é um simples ato; a sexualidade implica uma série de aprendizados que iniciam-se muito cedo em nossas vidas, através da tipificação do sexo, ocorrida até os três anos de idade na maioria das crianças, que é a primeira identificação do eu com o outro. A partir daí o ser humano passa a assimilar o que a sociedade espera dele a partir desua carga genética (XX ou XY). Então passamos a ser meninos e meninas, homens ou mulheres com comportamentos definidos.
Acreditamos que ao abordarmos a questão da sexualidade dentro de um contexto amplo, contemplando desde o aspecto biológico da sexualidade, que abrange prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e a gravidez na adolescência até a consciência de papeis sexuais...
tracking img