Sexualidade e aids na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma reflexão sobre o impasse emocional que algumas mulheres na terceira idade vivenciam quando se vêem diante de uma sociedade onde as representações sociais acerca do envelhecimento feminino, renegam o desejo sexual que estas podem sentir.
A partir de um novo olhar para si, relacionado a uma série de re-significações, foi mostrado o quantopode se tornar possível para muitas mulheres uma outra forma de olhar para a questão do envelhecimento feminino, com novas possibilidades de lidar com a sexualidade com mais respeito e dignidade.
Trata-se de uma pesquisa reflexiva, com delineamentos bibliográficos e uma abordagem qualitativa.
Os dados dessa pesquisa foram coletados a partir de livros, artigos de internet, monografias e conversasinformais, conforme descrito ao longo do trabalho, com algumas mulheres de faixa etária entre 64 e 76 anos de idade.

Palavras–chave: Sexualidade; Feminina; Terceira idade; Auto-estima.

Abstract

El objetivo del estudio fue desarrollar una reflexión sobre el impasse emocional que algunas mujeres experimentan cuando las personas de edad se enfrentan a una sociedad en la que lasrepresentaciones sociales sobre el envejecimiento femenino, rechazó el deseo sexual que se puede sentir.Desde una nueva mirada para usted, en relación con una serie de re-significados, se muestra cómo puede llegar a ser posible, para muchas mujeres otra forma de ver la cuestión del envejecimiento femenino, con nuevas posibilidades para hacer frente a la sexualidad con más respeto y dignidad. Se trata de unabúsqueda reflexiva, con diseños bibliográficos y un enfoque cualitativo. Los datos de esta investigación se obtuvieron de libros, artículos, internet, monografías y conversaciones informales, que se describen a lo largo del trabajo, con algunas mujeres en el grupo de edad entre 64 y 76 años de edad.
Palabras clave: Sexualida;. Mujer; Tercera edad; De la autoestima.

Introdução

O que éNamorar?

O namoro começa no olhar.
Nós podemos namorar com os olhos,
Superficial ou profundamente,
Pode-se ir completando com o tocar as mãos,
Carícias, beijinhos, daí vai chegando a profundidade
Onde chegamos ao ponto máximo
Que nunca deixamos de desejar.
Tomar banho juntos,
Dormir juntos,
Amanhecer juntos.
Ao amanhecer, sentir o calor do namorado.
Beijar sua boca quente,
Encostar peitoa peito,
Sentir até o coração do outro,
Bater dentro do nosso próprio peito.
Namorar... é até voar numa nuvem terrena!!!
(Rizete – 68 anos)

“Meu tempo já passou...” Esta fala foi ouvida com bastante freqüência durante as primeiras entrevistas com mulheres na terceira idade no IGT – Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar. As primeiras entrevistas eram realizadas semanalmentepelos alunos como uma das atividades práticas do curso de Especialização em Psicologia Clínica – Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família). Esta etapa do curso foi cumprida no período de Outubro de 2005 a Julho de 2007 sendo um período de grande aprendizado devido ao contato com pessoas e questões diversas.

Nesta época foi possível observar que a grande maioria das mulheres na terceira idadeatendidas em primeira entrevista no IGT, chegava com queixas diversas e como havia curiosidade em relação à questão da sexualidade, todas as vezes que era possível e fazia sentido, eram arriscadas perguntas que ampliassem as informações em relação à sexualidade destas mulheres. Suas falas quase sempre eram: “Meu tempo já passou”, ou “Não tenho mais idade para isso”. Estas repostas traziam algumasdúvidas em relação a como efetivamente se desenvolvia a sexualidade feminina na terceira idade e como a psicoterapia poderia ser um caminho útil no sentido de facilitar a realização pessoal das mulheres neste momento da vida.

Desde então, quando pensava na fala daquelas mulheres e lembrava de suas fisionomias ao expressá-las, me intrigava porque podia sentir a tristeza no seu tom de voz e...
tracking img