Sexualidade no idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice 1

Introdução 2

Fatores Biológicos e Fisiológicos 3

Mudanças na Imagem Corporal 5

O Estado de Saúde Como Condicionante da Atividade Sexual 5

Fatores Psicossociais 7

Alterações no Comportamento 8

O Que Deve Fazer Para Ter uma Boa Sexualidade na Terceira Idade 9

Toque 11

Viagra 11

Possíveis Intervenções 11

Homossexualidade no Idoso 12

Sexo Seguro 13Intervenção do Gerontólogo 13

Mitos Quanto á Sexualidade 14

Conclusão ...15

Bibliografia. ......................16







Introdução

A sexualidade é uma componente importante na vida do ser humano.
Como esta temática é ainda um assunto tabu, na sociedade portuguesa é urgente perceber que os idosos não são assexuados e que esta faz parte do processo natural de envelhecimento.Assim, devem vivenciar a sua sexualidade, na sua plenitude
Vivemos numa sociedade que marginaliza, e ainda aceita muito pouco a ideia de que as pessoas idosas mantenham uma actividade sexual regular e satisfatória, achando que é imoral ou impróprio. O idoso é visto como uma pessoa sem expectativas, desejos ou fantasias.
Daí a maioria dos idosos sentirem vergonha ou até culpa por terem desejosexual; tendo como resultado ignorar os seus próprios impulsos e as suas necessidades; pois o preconceito contra a velhice está de tal forma enraizado na sociedade, que os idosos acabam por interiorizar estes sentimentos.
Ao longo da vida a forma como se vive a sexualidade vai-se alterando, quer pelo próprio processo de envelhicimento, quer por alteraçôes de nível afetivo, emocional e fisiológico.Durante as direfentes fases da vida a sexualidade é vivida e sentida de formas diferente.
O bem estar psicológico, social, físico, espiritual e sexual são necessidades que tem de se garantir, não chega assegurar as necessidades básicas (higiene,alimentação e vestuário) para que exista qualidade de vida.










Uma das grandezas da sexualidade é a relação sexual, mas não é só esse ato,segundo a OMS a definição frequentemente citada, versa o seguinte:
(...) uma energia que nos motiva para procurar o amor, contacto, ternura e
intimidade; ela integra-se no modo como nos sentimos, nos movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e, ao mesmo tempo, ser-se sexual; ela influência pensamentos, sentimentos, acções e interacções e por isso influência também a nossa saúde física emental. OMS (citada por Frade, Marques, Alverca & Vilar,2001, p. 16).
A velhice é um acumular de experiencias e vivencias sexuais, mas sexo e sexualidade estando muito relacionados são conceitos diferentes.
O termo “sexo” pode ser usado para designar o género feminino ou masculino, para fazer referência aos comportamentos humanos relacionados com a genitalidade, ou ainda para referir os órgãosgenitais. Sexualidade por outro lado inclui o erotismo, a sensualidade, os afetos e emoções.

Fatores biológicos e fisiológicos

O processo de envelhecimento sexual é lento e diferente de pessoa para pessoa, neste processo são varias as alterações que ocorrem a nível fisiológico, dependendo estas do género feminino ou masculino.
Nas mulheres o processo inicia-se com o climatério ouperimenopausa, onde aparecem os primeiros sinais da menopausa:
afrontamentos (principal sintoma), alterações de humor, cansaço, dores de cabeça, transpiração, depressão, insónia, ansiedade, menstruações irregulares. Nesta fase o médico pode receitar a toma de estrogénios e progestagénio com a intenção do organismo voltar a sua condição de pré-menopausa.
A menopausa (meno=menstruação; pausis=cessação), éuma marca biológica evidente do processo de envelhecimento sexual da mulher, a ovulação diminui progressivamente até que entre os 45 e os 50 anos, chega o fim do ciclo fértil da mulher..
Aparecem ainda outras alterações fisiológicas, sendo elas:
O tamanho e a firmeza dos seios diminui
A vagina perde elasticidade, fica mais estreita e mais pequena
A lubrificação é menor e o seu aparecimento é...
tracking img