Sexualidade no climatério

Páginas: 25 (6173 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

A SEXUALIDADE DAS MULHERES NO CLIMATÉRIO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
DEZEMBRO/ 2010

DONIRIA SILVA DO ESPIRITO SANTO

A SEXUALIDADE DAS MULHERES NO CLIMATÉRIO

Monografia apresentado à Universidade Salgado de Oliveira, como requisito parcial para obtenção da graduação no curso de enfermagem.
Orientador: ProfªFabricia Martins Sales

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
DEZEMBRO/2010

Dedicatória

A Deus por tudo que me proporciona na vida.
À minha mãe e meu pai, os quais amo muito, pelo exemplo de vida e família.
Aos meus irmãos por tudo que me ajudaram até hoje.


AGRADECIMENTOS

Emprimeiro lugar agradeço a DEUS Pai que em tuas mãos coloco a minha capacidade de sentir e agir, porque só tu és capaz de completar o espaço imenso que tenho dentro de mim.
À minha família, que compartilharam os meus ideais e os alimentaram, incentivando-me a prosseguir na jornada, fossem quais fossem os obstáculos, que as vezes mesmo mantiveram sempre ao meu lado, lutando comigo, dedico estaconquista, com mais profunda admiração, amor e respeito. Que há um novo dia à nossa frente, um dia que nunca existiu e que podemos transformá-lo, testemunhando e aplicando a sempre eterna e maravilhosa luz do conhecimento.
Aos amigos aqueles que fiz enquanto lutava na mesma batalha como camarada, que chorou comigo minhas lagrimas de gratidão, que sofreu pela sobrecarga de trabalhos e provas e mesmoassim tiveram tempo para me dar a mão e souberam desculpar os meus erros humanos, o meu abraço e o meu colo de irmã.
E finalmente, agradeço a todos que me ajudaram direto ou indiretamente para o desenvolvimento da minha monografia. MUITO OBRIGADA a todos vocês!

RESUMO

O climatério é definido como período em que assinala o início da cessação da capacidade reprodutiva na mulhere quando a força física começa a declinar. Sendo acompanhada por alguns sintomas como aumento da temperatura, sudorese, palpitações e ansiedade. Na menopausa ocorre a cessação fisiológica permanente das menstruações e função ovariana fazendo com que a função reprodutiva termine neste período. Ao chegar à fase do climatério as mulheres já experimentaram, ao longo de suas vidas, um período sexualativo, onde a quantidade sobressaía à qualidade. Porém com a chegada deste período ocorrem varias alterações anatomo-fisiológicas que modificam o seu padrão sexual, principalmente no que diz respeito à freqüência de relações.

PALAVRAS-CHAVE: Climatério, menopausa, sexualidade.

ABSTRACT

Menopause is defined as a period that marks the beginning of the cessation of reproductive capacity inwomen and when physical strength begins to decline. Being accompanied by symptoms such as increased temperature, sweating, palpitations and anxiety. Menopause occurs in the permanent cessation of menses and physiological ovarian function causing the reproductive function in this period ends. Upon reaching the stage of the climacteric women have experienced, throughout their lives, an active sexualperiod, where the number stood for quality. But with the arrival of this period changes occur several anatomo-physiological change their sexual standards, especially with regard to frequency of sexual relations.

KEYWORDS: Climacteric, menopause, sexuality.

S U MÁ R I O

1- INTRODUÇÃO...........................................................................................................10

2- OBJETIVOS................................................................................................................12

3 - METODOLOGIA........................................................................................................13...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Climatério
  • Climatério
  • climatério
  • Climatério
  • Climatério
  • Climatério
  • Climaterio
  • Climatério

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!