Sexualidade na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto de 1908 “Sobre as teorias sexuais das crianças” Freud descreve que as crianças, aceitam a existência de dois sexos como uma realidade indiscutível e com o temor da chegada de um irmãozinho,as questões relativas à sexualidade começam a surgir sob o aguilhão dos instintos egoístas que a dominam. “Sob a instigação desses sentimentos e preocupações, a criança começa a refletir sobre oprimeiro grande problema da vida e pergunta a si mesma: De onde vêm os bebês?” Ao se deparar com esta questão, a criança empreende um trabalho de pesquisa e investigação para solucionar esse enigma, no quemuitas das vezes, diante das respostas dos adultos, ela experimenta seu primeiro “conflito psíquico”.
Freud também descreve três teorias sexuais típicas, que embora cometam “equívocos grotescos”,cada uma delas contém um fragmento de verdade. O que existe de correto nessas teorias é a parte que tem sua origem nos componentes do instinto sexual que já atuam no organismo infantil. Segundo Freudessas teorias não surgem da arbitrariedade mental ou de impressões casuais, mas das necessidades da constituição psicossesual, motivo pelo qual podemos falar de teorias sexuais infantis típicas, e peloqual encontramos as mesmas crenças errôneas em todas as crianças a cuja vida sexual temos acesso.
A primeira dessas teorias deriva do desconhecimento das diferenças entre os sexos e consiste ematribuir a todos os humanos, inclusive as mulheres, a posse de um pênis, o que evidencia a relutância das crianças em reconhecer a castração; a segunda teoria a criança desconhece a existência da vagina, eacredita que para nascer o bebê precisa se expelido como excremento pelo ânus; e a terceira teoria é a “concepção sádica do coito”, decorrente da criança testemunhar acidentalmente uma relação sexualentre os pais e interpretá-la como um ato violento do mais forte contra o mais fraco.
A natureza e o conteúdo do estado de casamento, também é uma questão que atrai a atenção da criança e são...
tracking img