sexualidade na adolescencia

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Sexualidade na Adolescência
A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e com as transformações que começam a ocorrer no corpo. Nas meninas, os seios começam a se desenvolver e diversas outras características físicas.
O estirão – Nosmeninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.
Menarca – nome da primeira menstruação. O corpo da menina, que já havia ganhado volume, passa a ganhar contornos femininos.
Semenarca – primeira ejaculação no menino e desenvolvimento dos testículos. Nos meninos a puberdade começa mais tarde, por volta dos 13 anos.

A masturbação na adolescência dosmeninos é um acontecimento muito marcante, que geralmente começa antes da puberdade. É uma atividade importante porque proporciona um autoconhecimento do corpo e das suas sensações e emoções.

Os adolescentes podem sentir-se culpados com a prática da masturbação, pois em nossa cultura ela está associada a pecado, sujeira e outros mitos.

Quando chega a adolescência o rapaz fica com a atençãovoltada, sobretudo para seus genitais, muitas vezes tem ereção que ele próprio não controla.

Mudanças hormonais

“ O relógio biológico dispara anunciando que está na hora da criança começar sua longa jornada em direção ao mundo adulto. Nas meninas, entre 9 e 10 anos. Nos meninos, entre 11 e 12. É uma viagem programada pela natureza, que se vale de um poderoso instrumento para agir: oshormônios.”(Içami Tiba, 1994).

Tudo funciona de acordo com a programação genética.

Prazer sexual

Muitas vezes descobrem pelo acaso, outras vezes são voluntárias e começam a experimentar novas sensações físicas que ainda não conheciam.

Nas meninas, ocorre principalmente friccionando o clitóris para chegar ao orgasmo. Nos meninos ocorre atrás da excitação sexual. A masturbação é uma atividadeimportante na vida do púbere.

Estrogênio- hormônio feminino é ele que causa várias alterações de comportamento podendo dificultar seus relacionamentos.

Testosterona – hormônio masculino e surge de forma marcante, por volta dos 13 anos. A bolsa escrotal desceu totalmente e a testosterona é produzida em grande quantidade.

Culto pela beleza

Outro aspecto entra em cena: a beleza física.Muitos conflitos e problemas emocionais se iniciam nessa fase. A cobrança pelo corpo bonito e perfeito, não apenas em relação a si mesmo, mas também em relação aos parceiros.

Primeira relação sexual.
Adolescência é um período da vida que geralmente se inicia os primeiros contatos sexuais. Nesta fase, dificilmente a primeira vez pode ser considerada uma relação sexual, já que ele pouco seinteressa pelo que o outro sente ou deixa de sentir. O jovem estabelece uma relação apenas com os genitais.

Iniciam-se as experiências do ficar, onde começam a vivenciar novas descobertas de sensações físicas e emocionais.

“Em relação aos rapazes, nesta fase pode acontecer seu primeiro contato sexual que pode ser uma prostituta ou qualquer outra mulher. Embora seu interesse maior estejavoltado ao seu próprio desempenho, não vai perder a oportunidade de examinar a mulher ao vivo” (Içami Tiba, 1994).

Em relação às meninas, geralmente acontece de forma diferente. Elas no início da vivência sexual não se interessam tanto pela pornografia como acontece com os meninos.

Nesta fase os adolescentes por sua impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual não apenas naescola, como também da família, principalmente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

É importante alertar os filhos sobre as DSTs, procurando não cometer o erro de associar sexo a doenças, causando traumas emocionais que futuramente poderão ocasionar disfunções sexuais na vida adulta, comprometendo o emocional e a afetividade.

A camisinha é a principal aliada na prevenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade na adolescência
  • Sexualidade na Adolescência
  • Sexualidade na adolescencia
  • Sexualidade na adolescência
  • a sexualidade na adolescencia
  • Sexualidade na adolescencia
  • Sexualidade na adolescência
  • Sexualidade na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!