Sexualidade na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência é um período da vida em que diversas alterações e adaptações se impõem, nem sempre livre de dificuldades. Das crises existenciais aos confrontos com a família, das paixões às desilusões amorosas. São diversos os acontecimentos que marcam esta fase e que a tornam única e merecedora de uma especial atenção por parte de todos. A família, é a estrutura e cenário primordial deaprendizagem e de vivência da sexualidade. Todavia, a falta de diálogo geram receios, curiosidades e oposições junto dos pais e educadores quando procuramos abordar a temática da sexualidade na adolescência.

A evolução da sexualidade nas sociedades foi influenciada por questões religiosas, culturais e sociais. Inicialmente a relação sexual entre homem e mulher era livre e não tinha conotação depromiscuidade. As famílias eram constituídas por clãs e as mulheres não sabiam quem eram os pais de seus filhos. Com o passar do tempo, como os clãs acumularam bens, a nova constituição de família se dava por um casal e seus filhos que vinham a herdar os bens deste clã. Assim o sexo era permitido apenas entre o casal, com o intuito de reprodução. Posteriormente o povo hebreu agregou valores àconstituição de família e à relação sexual. A castidade até o casamento passa a ser de grande valor, pois a família era sagrada.

Para os gregos as meninas deveriam casar após a primeira menstruação e manter relações sexuais a partir deste momento com o objetivo de reprodução, pois este era um período de guerras. As guerras também influenciavam a sexualidade dos homens que não deveriam casar antes dos21 anos e não podiam realizar a masturbação, pois isso lhes gerava perda de força.

Sob o olhar da religião, a sexualidade ainda era vista como pecado por duas questões, Adão e Eva eram pecadores e os anjos eram assexuados e puros e era o diabo que representaria a sexualidade.
Entrando no campo da psicologia, Freud foi um dos pioneiros a falar de sexualidade nos seus aspectos psicológicos. Emsua teoria a sexualidade ocorre quase desde o nascimento, esta informação causou significativo impacto na época em que Freud desenvolveu sua teoria, já que a puberdade era considerada o marco inicial da vida sexual.

O início da puberdade, com o estímulo dos hormônios, propicia uma intensificação das emoções sexuais. Com o desenvolvimento do corpo e dos órgãos genitais, há um aumento do desejosexual, que agora tem um órgão pronto para consumá-lo. A masturbação volta a ser frequente, não mais como uma atividade auto-erótica e sim com um fim sexual. Ou seja, na fase fálica, as crianças se masturbam por sentir prazer neste ato, na fase da puberdade, em que os órgãos genitais estão em desenvolvimento, os adolescentes se masturbam pensando em alguém, imaginando um ato sexual. É nesta fase queocorre o início da atividade sexual genital propriamente dita, a que Freud denominou “Fase genital”.

O comportamento sexual de um indivíduo depende da etapa de desenvolvimento em que se encontra e dos contextos familiar e social em que vive. Na atualidade, a sociedade tem fornecido mensagens ambíguas aos jovens, deixando dúvidas em relação à época mais adequada para o início das relaçõessexuais. Ao mesmo tempo em que a atividade sexual na adolescência é vista como um fato natural, largamente divulgado pela mídia, que também estimula a aceitação social da gravidez fora do casamento, ainda se veem a condenação moral ao sexo antes do matrimônio e atitudes machistas rejeitando as mulheres não “virgens”, por partes mais conservadoras da sociedade, incluindo aí lideranças de algumas dasprincipais religiões. Outro aspecto importante é a defasagem existente entre a maturidade biológica, alcançada mais cedo, e a maturidade psicológica e social que cada vez mais tarde se torna completa. Perante este quadro, muitos jovens se encontram perdidos, sem um parâmetro social claro de comportamento sexual e com uma urgência biológica a ser satisfeita em idade precoce.

Em relação às...
tracking img