Sexualidade em diferenntes culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das questões fundamentais da antropologia é o estudo da constituição do ser humano como um produto de processos concretos de relações entre os indivíduos e entre estes e a natureza. Sob esta perspectiva , nos estudos antropológicos não há lugar para uma natureza humana originária de atos impulsivos , insights espetaculares e fenômenos mágicos que regeriam as condutas dos indivíduos a partir ,tão somente , de suas características biológicas.

De acordo com o antropólogo Marshall Sahlins (1976), a biologia humana não é um conjunto de imperativos absolutos : é maleável e apresenta enorme plasticidade se comparada com o determinismo a que estão sujeitos os animais. O meio ambiente e a cultura alteram o caráter biológico da sexualidade humana. A biologia , embora seja condiçãoabsolutamente necessária para a cultura , é também absolutamente insuficiente e incapaz de especificar as propriedades culturais do comportamento humano ou suas variações de um grupo para outro.

Por sua vez , o antropólogo Luiz Mott afirma que "a realidade sexual é variável em diversos sentidos. Muda no interior dos próprios indivíduos , dentro dos gêneros , nas sociedades , do mesmo modo como diferede gênero para gênero , de classe para classe e de sociedade para sociedade. Não existe uma categoria abstrata e universal de erotismo ou de sexualidade aplicável para todas as sociedades. O perigo de se imaginar a existência de um "biologismo" é que pode legitimar perigosas atitudes normativas para a sexualidade , rotulando certas condutas como naturais e outras como desviantes ou antinaturais ".As diferentes áreas de estudo da antropologia permitem analisar a grande diversidade social e cultural que cria , organiza e dá continuidade à história da vida humana. A sexualidade é um dos temas desse enfoque que ao ser pesquisada e analisada, revela seu caráter polimorfo nas sociedades. Por exemplo , distintas teorias antropológicas concordam que em algumas culturas há atributos sexuaispróprios de mulheres , mas em outras sociedades e culturas os mesmos atributos sexuais são próprios dos homens ; ou ainda , em algumas culturas a iniciação sexual na puberdade masculina é feita a partir de relações homossexuais , mas esta preparação tem como finalidade um casamento heterossexual bem-sucedido quanto a procriação.

O comportamento sexual humano se exprime em grande medida nocontexto da cultura , nos estilos de vida padronizados que caracterizam a vida social. Esses padrões de vida são o legado da experiência dos ancestrais para viver em bem-estar e se reproduzir em determinadas épocas levando em conta suas condições políticas , econômicas, históricas, geográficas e religiosas. Nas diferentes culturas , sob determinadas condições , um padrão pode ser mais " natural " do queoutro , que , por sua vez , pode tornar-se mais " natural " se as condições mudarem.

Padrões Culturais e Sexualidade

O atual padrão de comportamento sexual na sociedade ocidental judaico-cristã foi modelado a partir de fatores culturais e valores morais que ao longo do tempo passaram por modificações. Os pilares desse padrão permanecem, como a monogamia , a proibição de atos sexuais comcrianças , a proibição do incesto , o preconceito quanto a homossexualidade e, na formação da família ( reprodução ), a obrigação do casamento legal perante o Estado e, como sacramento , perante a Igreja. Outros temas passaram por uma distensão dos rigores a que eram submetidos, como a nudez na mídia , o conhecimento dos mecanismos da sexualidade feminina , as discussões sobre o orgasmo , os métodoscontraceptivos e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Além disso, o debate sobre a sexualidade, aberto nas ciências humanas e da saúde aponta para o reconhecimento de que muitos dos membros desta sociedade vivem sexualmente felizes sem aderir ao modelo de comportamento institucionalizado.

A sexualidade na sociedade ocidental , embora tenha um padrão moral...
tracking img