Sexualidade dos idosos

Páginas: 12 (2896 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS
GISLENE APARECIDA NEVES
MICHELLE FLÁVIA FERNANDES
PAÔLA GOMES LEAL SILVA






ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM SAÚDE
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:
MITOS E PERCEPÇÕES










BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2012
GISLENE APARECIDA NEVES
MICHELLE FLÁVIA FERNANDES
PAÔLA GOMES LEAL SILVA





ELABORAÇÃO DE PROJETOS EMSAÚDE
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:
MITOS E PERCEPÇÕES.



Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD, como requisito para elaboração do projeto de conclusão de curso.








BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2012
AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa conquista. Ele que esteve sempre iluminando nossa trajetóriae abençoando nossos passos. Aos nossos pais agradecemos por serem exemplos de luta, amor e carinho que sempre estiveram prontos a nos consolar, encorajar vibrando a cada etapa cumprida. Aos irmãos, primos e amigos somos gratas pelos momentos de descontração, que são importantes no alívio das tensões. Aos nossos mestres agradecemos por todos os conhecimentos e experiências compartilhados queenriqueceram nossa formação. A Eloísa, professora e orientadora desse TCC, agradecemos de fora especial pela dedicação, respeito e tempo disponibilizado durante nossos encontros.

















DEDICATÓRIA

Dedicamos esse trabalho a todos aqueles que confiaram em nós e expuseram suas demandas buscando ajuda profissional. Sem vocês não teríamos como colocar em prática osconhecimentos adquiridos.






















SUMÁRIO


RESUMO 6
TEMA 7
DELIMITAÇÃO DO TEMA 7
PROBLEMA 7
OBJETIVOS DA PESQUISA 8
Objetivo Geral 8
Objetivos Específicos 8
JUSTIFICATIVA 8
MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 9
METODOLOGIA 11
RESULTADOS ESPERADOS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
CRONOGRAMA DA PESQUISA 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16RESUMO

A sexualidade só nos abandona algumas horas depois da nossa morte. No passado a sexualidade do idoso foi negada, hoje sabemos devido a vários estudos existentes, que se destacam cada vez mais os benefícios que ela traz para a saúde, o bem estar e a satisfação geral do idoso. O idoso não é um ser enfermo, e a sexualidade constitui fator muito importante para gozar de uma saúde integral.Sexualidade é algo que está presente em todas as fases do ser humano. Se em etapas anteriores a sexualidade foi uma fonte de satisfação, não há por que deixar de sê-lo nesta fase da vida. O nosso projeto propõe a reflexão sobre a construção e percepções da sexualidade do idoso, seus mitos e desejos. Com o aumento da população da 3ª idade, aumenta-se a preocupação com o bem estar e qualidade de vida,hoje existem vários programas voltados para cuidados com a alimentação, atividade física e seus direitos, mais pouco é pesquisado e estudado sobre a sexualidade. Com o intuito de investigar qual a visão dos idosos sobre a própria sexualidade, um grupo de idosos do bairro Padre Eustáquio será entrevistado a respeito de suas crenças, mitos, duvidas e principais conflitos e dificuldades em relação aotema proposto, visando uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos.


PALAVRA CHAVE: Sexualidade, idoso, qualidade de vida, mitos, desejos.








TEMA

O projeto tem por finalidade refletir sobre a construção e percepções da sexualidade do idoso. Partindo de subsídios teóricos referentes ao tema, o projeto propõe um exercício crítico e exploratório. Tendo como propósito analisaro desenvolvimento de mitos, desejos e desafios, estabelecendo um diálogo com o público envolvido.
A sexualidade faz parte da vida dos seres humanos e está presente em todas as fases de seu desenvolvimento. Ela inicia-se com o nascimento e finaliza-se apenas com a morte, ou seja, mesmo durante a terceira idade, a função e o desejo sexual se fazem presentes.
Muitos se esquecem de que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade no idoso
  • sexualidade do idoso
  • A sexualidade do idoso
  • a sexualidade em idosos
  • Sexualidade do Idoso
  • Idoso e sexualidade
  • Sexualidade do idoso
  • A Sexualidade em Idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!