Sexualidade dos idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS
GISLENE APARECIDA NEVES
MICHELLE FLÁVIA FERNANDES
PAÔLA GOMES LEAL SILVA






ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM SAÚDE
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:
MITOS E PERCEPÇÕES










BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2012
GISLENE APARECIDA NEVES
MICHELLE FLÁVIA FERNANDES
PAÔLA GOMES LEAL SILVA





ELABORAÇÃO DE PROJETOS EMSAÚDE
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:
MITOS E PERCEPÇÕES.



Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD, como requisito para elaboração do projeto de conclusão de curso.








BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2012
AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa conquista. Ele que esteve sempre iluminando nossa trajetóriae abençoando nossos passos. Aos nossos pais agradecemos por serem exemplos de luta, amor e carinho que sempre estiveram prontos a nos consolar, encorajar vibrando a cada etapa cumprida. Aos irmãos, primos e amigos somos gratas pelos momentos de descontração, que são importantes no alívio das tensões. Aos nossos mestres agradecemos por todos os conhecimentos e experiências compartilhados queenriqueceram nossa formação. A Eloísa, professora e orientadora desse TCC, agradecemos de fora especial pela dedicação, respeito e tempo disponibilizado durante nossos encontros.

















DEDICATÓRIA

Dedicamos esse trabalho a todos aqueles que confiaram em nós e expuseram suas demandas buscando ajuda profissional. Sem vocês não teríamos como colocar em prática osconhecimentos adquiridos.






















SUMÁRIO


RESUMO 6
TEMA 7
DELIMITAÇÃO DO TEMA 7
PROBLEMA 7
OBJETIVOS DA PESQUISA 8
Objetivo Geral 8
Objetivos Específicos 8
JUSTIFICATIVA 8
MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 9
METODOLOGIA 11
RESULTADOS ESPERADOS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
CRONOGRAMA DA PESQUISA 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16RESUMO

A sexualidade só nos abandona algumas horas depois da nossa morte. No passado a sexualidade do idoso foi negada, hoje sabemos devido a vários estudos existentes, que se destacam cada vez mais os benefícios que ela traz para a saúde, o bem estar e a satisfação geral do idoso. O idoso não é um ser enfermo, e a sexualidade constitui fator muito importante para gozar de uma saúde integral.Sexualidade é algo que está presente em todas as fases do ser humano. Se em etapas anteriores a sexualidade foi uma fonte de satisfação, não há por que deixar de sê-lo nesta fase da vida. O nosso projeto propõe a reflexão sobre a construção e percepções da sexualidade do idoso, seus mitos e desejos. Com o aumento da população da 3ª idade, aumenta-se a preocupação com o bem estar e qualidade de vida,hoje existem vários programas voltados para cuidados com a alimentação, atividade física e seus direitos, mais pouco é pesquisado e estudado sobre a sexualidade. Com o intuito de investigar qual a visão dos idosos sobre a própria sexualidade, um grupo de idosos do bairro Padre Eustáquio será entrevistado a respeito de suas crenças, mitos, duvidas e principais conflitos e dificuldades em relação aotema proposto, visando uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos.


PALAVRA CHAVE: Sexualidade, idoso, qualidade de vida, mitos, desejos.








TEMA

O projeto tem por finalidade refletir sobre a construção e percepções da sexualidade do idoso. Partindo de subsídios teóricos referentes ao tema, o projeto propõe um exercício crítico e exploratório. Tendo como propósito analisaro desenvolvimento de mitos, desejos e desafios, estabelecendo um diálogo com o público envolvido.
A sexualidade faz parte da vida dos seres humanos e está presente em todas as fases de seu desenvolvimento. Ela inicia-se com o nascimento e finaliza-se apenas com a morte, ou seja, mesmo durante a terceira idade, a função e o desejo sexual se fazem presentes.
Muitos se esquecem de que a...
tracking img