Sexologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Sexologia é um estudo sistemático do comportamento sexual humano. Que engloba todos aspectos da sexualidade, ou seja, o comportamento compreendido como normal e as suas variantes, incluindo as parafilias.
A sexologia moderna é multidisciplinar que usa técnicas de campos como a biologia, medicina, psicologia, estatística, epidemiologia, pedagogia, sociologia,antropologia, e as vezes criminologia.
Estuda desenvolvimento sexual humano e o desenvolvimento de relações sexuais como também as mecânicas de relações sexuais e disfunção sexual. Também documenta a sexualidade de grupos especiais, como crianças e velhos, estuda patologias sexuais como vício em sexo e abuso sexual de crianças.
A sexologia como ciência é considerada descritiva, não prescritiva,ou seja, tenta documentar a realidade, não prescrever que comportamento é satisfatório, ético, ou moral. Porém dentro da própria sexologia há os que acreditam que esta deve se ser subjugada a moral, e religiosidade, e não a objetividade e empirismo.

[pic]História

Existem vários manuais antigos de sexo, como por exemplo, o Ars Amatoria, o Kama Sutra, o Ananga Ranga e The PerfumedGarden for the Soul's Recreation. Porém, nenhum destes tratou de sexo como o assunto de um campo formal de pesquisa científica ou médica.
Um investigador do sexo, antes do movimento de sexologia do século 20, foi Richard Freiherr Von Krafft-Ebing autor do Psychopathia Sexualis em 1886, que registrou anomalias sexuais.
Nos recentes séculos 19 e 20, o Sigmund Freud desenvolveu a teoria dasexualidade ao estudar seus pacientes. Wilhelm Reich e Otto Gross eram discípulos de Freud, mas foram rejeitados por ele por causa da ênfase deles do papel de sexualidade pela luta revolucionária para a emancipação do Homem.
Magnus Hirschfeld fundou o Institut für Sexualwissenschaft (Instituto para Sexologia) em Berlim em 1919. Quando os nazistas ocuparam o poder, umas das primeiras açõesdeles, no dia 6 de maio de 1933, foi destruir o instituto e queimar a biblioteca.
Alfred Kinsey fundou em 1947 o Institute for Sex Research (Instituto para Pesquisa de Sexo) na Universidade de Indiana em Bloomington, agora chamado Kinsey Institute for Research in Sex, Gender and Reproduction. (Institudo Kinsey de Pesquisas em Sexo, Gênero e Reprodução.
Masters e Johnson divulgaram seustrabalhos, Human Sexual Response (1966) e Human Sexual Inadequacy (1970). E em 1978 fundaram o Masters & Johnson Institute.
Fritz Klein MD desenvolveu o Klein Sexual Orientation Grid um sistema multidimensional para descrever as complexas orientações sexuais, similar a escala de Kinsey*, mas medindo sete vetores diferentes de orientação sexual e identidade separadamente, e permitindomudança com o passar do tempo. Em 1978 Klein publicou The Bisexual Option, um estudo psicológico de bissexualidade e em 1998 fundou o American Institute of Bisexuality (AIB) para servir de apoio educacional e fonte pesquisa sobre bissexualidade.
No Brasil algumas entidades profissionais foram criadas e tem auxiliado a difundir os estudos e as práticas das atividades em saúde, educação e pesquisassobre sexualidade humana. Uma destas sociedades é a SBRASH - Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, fundada em 1986. Até o ano de 2007 dez congressos nacionais foram produzidos em diversos estados do país. Congregando cerca de 800 profissionais, a SBRASH também produziu muitas dezenas de eventos regionais, congressos, jornadas e simpósios.

Comportamento sexual humano

Aatividade sexual nos humanos é uma forma natural intimidade física. Pode ser exercitado com o propósito da reprodução biológica, transcendencia espiritual, expressar afeto ou para prazer e entretenimento. O desejo pelo sexo é um das motivações básicas do comportamento humano. Todas as espécies animais que têm reprodução sexual, e todas as culturas humanas, tem uma série de comportamentos que...
tracking img