Sexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. APRESENTAÇÃO DO SETOR: ESTRUTURA E AMBIENTAÇÃO........................10
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS....................................................11
3.1ANAMNESE.........................................................................................................11
3.2 APLICAÇÕES DA TÉCNICA................................................................................12
3.3 FINALIZAÇÃO......................................................................................................12
4. RELATO DE CASO................................................................................................13
5.CONCLUSÃO.........................................................................................................14
6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................15
































1. INTRODUÇÃO
De acordo com Campion (2000), a hidroterapia é tão antiga quanto a história da humanidade. Osmulçumanos, egípcios e assírios faziam uso de banhos em piscinas, devido às suas propriedades curativas e sedativas.
Na Índia, na China, na Grécia e em Roma os banhos tinham papel social e espiritual. Os povos respeitavam ou cultuavam as águas correntes. Os hindus, em 1500 a.C., usavam-nas para o combate da febre e os orientais eram adeptos dos longos banhos de imersão. Para as civilizações antigas,eram utilizadas para limpar o corpo terreno de doenças e o corpo espiritual dos pecados (VIERVILLE, 2000; SACCHELLI; ACCACIO, 2007a; CAMPION, 2000).
Na história da hidroterapia no Brasil, segundo o Instituto de Ortopedia e Fisioterapia (2003):
A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico importante para a reabilitação e/ou prevenção de alterações funcionais, tendo como princípio os efeitosfísicos, fisiológicos e cinesiológicos promovidos pela imersão do corpo em piscina aquecida. As propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel vantajoso na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, do relaxamento e na redução da tensão muscular (CANDELORO; CAROMANO, 2007).
Segundo Campion (2000), as pesquisas sobre a terapia aquática, durante a IdadeMédia, ficaram estagnadas em função da proibição, por parte da Igreja, do uso dos recursos físicos da água para tratamento de patologias, pois associava essa prática ao paganismo.
No século XIX, época na qual apareceram os primeiros spas nos Estados Unidos (importantes para o desenvolvimento da hidroterapia no Continente Americano), Vincent Prienitz iniciou o trabalho com exercíciosaquáticos e pesquisou as reações que o organismo tem em diferentes temperaturas da água. Seus estudos baseavam-se em imersões em água fria, chuveiros e compressas. Como não possuía formação médica, não foi visto com bons olhos pela comunidade científica específica dessa área do conhecimento (SACCHELLI; ACCACIO, 2007a; CAMPION, 2000; IRION, 2000; VIERVILLE, 2000).
Winterwitz, professor e fundador deuma escola de hidroterapia e de um centro de pesquisa em Viena, dedicou-se a pesquisar o assunto, com base nos postulados de Vincent Prienitz. Seus principais estudos foram sobre as reações da água no corpo. Por conta disso, estabeleceu bases fisiológicas aceitáveis para a hidroterapia (ROBERTS, 1981; IRION, 2000).
Segundo ORSINI et al (2008), os efeitos térmicos da água são peculiares, demodo que permitem grande troca de calor com o corpo imerso. A elevação da temperatura corpórea ocorre mesmo no repouso, desde que a temperatura da água esteja mais elevada que a da pele, aproximadamente 35,5°C. A temperatura da água deve ser proporcionalmente reduzida à medida que a intensidade do exercício aumenta, pois a realização de exercícios vigorosos a uma temperatura de 35°C resulta...
tracking img