Sexo saldavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexo sadio

Em psiquiatria é muito comum nos depararmos com a seguinte pergunta: "-Doutor, como é uma atividade sexual considerada normal?" Ou então com a questão sobre "quantas relações sexuais por mês é normal?" Muitas outras dúvidas sobre a sexualidade giram em torno do que "seria normal" sobre as preferências sexuais e coisas assim...

Nestas questões, como em tantas outras dapsiquiatria, não podemos confundir o que não é normal (não-normal) com doença ou (não sadio). Portanto, para evitar riscos de empregarmos mal o termo "normal", devemos substituí-lo por sadio, numa contra-posição clara à doença e o que não é normal (estatisticamente), preferimos o termo não-normal em contraposição à anormal.

Uma pessoa com mais de 50 anos, por exemplo, que tenha relações sexuaisdiariamente pode ser considerada não-normal, estatisticamente, entretanto, não será doente, necessariamente. Então vamos começar o artigo de novo, ou seja, deveríamos nos deparar com a seguinte pergunta: "- Doutor, como deve ser uma atividade sexual para ser considerada sadia?" Ou então com a questão sobre "quantas relações sexuais por mês é sadio?" Em medicina, o termo normal tem uma conotação estatística,predominantemente, ou seja, normal é o mais freqüente, mais usual, mais encontradiço e, neste caso, não-normal nem sempre significa, obrigatoriamente, doença.

Vejamos o caso da gravidez de gêmeos; não é uma gravidez normal e também não é doença. Ou ao contrário, podemos dizer que ter dentes cariados é estatisticamente normal, no entanto, não se tratam de dentes sadios. Costumo dizer que sexosadio é aquele que satisfaz todos que dele participam e, normal, é o sexo que não causa sofrimento. Acho essa colocação bastante explicativa. Assim sendo, falar em problemas sexuais ou transtornos da sexualidade implica, primeiramente, em algum acontecimento incomum, ou seja, estatisticamente não-normal e, em segundo e principalmente, em algum acontecimento capaz de causar sofrimento ou prejuízo napessoa ou em outros.

Vamos abordar aqui, principalmente a questão do Desejo Sexual e da Performance Sexual. Para início de conversa, podemos pensar na performance sexual sadia como sendo aquela capaz de atender plenamente o desejo sexual e, de certa forma, vice-versa, ou seja, desejo sexual sadio aquele capaz de satisfazer-se com a performance sexual da pessoa. Desta forma o critério de saúdesexual acaba por se tornar eminentemente pessoal, íntimo e relativo.

Agora vamos organizar nosso pensamento em duas afirmações e conclusões: 1 - Em medicina de um modo geral, particularmente em psiquiatria, especialmente em sexualidade, não habitual (não-normal) não significa obrigatoriamente doente. 2 - Para diagnosticar qualquer tipo de transtorno (psiquiátrico, em geral) é necessário, alémdo critério estatístico (ou não-normal), também um componente mórbido ou que cause sofrimento. Conclusão: dessas duas afirmativas podemos deduzir que a qualidade, quantidade e característica da atividade sexual deve ser considerada sadia quando satisfaz quem dela participa, e deve ser objeto de atenção terapêutica quando proporciona insatisfação, sofrimento ou frustração, no momento do ato, antes edepois.

Em psiquiatria a morbidez (sofrimento) é um atributo que não deve acometer apenas o paciente, como em outras especialidades médicas, mas deve estender-se aos demais, às pessoas que lhe são próximas. Alguns pacientes psiquiátricos não experimentam sofrimento, mas proporcionam sofrimento aos demais. Dentro da psiquiatria, não a sexualidade, mas a atividade sexual também deve ser tidacomo patrimônio do casal e o sofrimento ou a satisfação devem ser consideradas igualmente no plural.

Assim sendo, algumas vezes a atenção terapêutica também deve ser extensiva aos parceiros daquele que, à primeira vista, pensa tratar-se do paciente. Portanto, antes de tocarmos nos possíveis problemas sexuais que afligem homens e mulheres, como são os transtornos de Ereção e da Função Sexual...
tracking img