Sexo na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA UNIDERP- ANHANGUERA
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL PERIODO: 7º SEMESTRE
MODULO: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
DISCENTE:MARIA LUCINEIDE C. DOS SANTOS RA: 175713
MARIA LUCINETE C.DOS SANTOS RA: 175716
IZABEL RA: 176723

RA: 175780

LABORATORIO DEPRATICAS INTEGRADAS
DOCENTES:

Marabá, Pa 9 de abril de 2012

Introdução

E sabido que as comunidades quilombolas são grupos sociais afrodescendentes trazidos para o Brasil durante o período colonial queresistiram ou se rebelaram contra o sistema escravagista e formaram territórios independentes, com os quais estabeleceram laços de identidade, relações territoriais específicas e ligadas àancestralidade. Para compreendermos como vivem hoje essas comunidades a partir do vídeo sugerido relatamos nossas reflexões.

Aplicando o método de pesquisa qualitativa investigamos as características dascomunidades quilombolas focando nossos questionamentos nas crenças, valores e hábitos desses povos uma vez que a partir de nossos estudos entendemos que a cultura e a identidade são aspectos fundamentaisde uma comunidade, pois ela pode resgatar a auto estima do grupo provocando a emancipação do mesmo, enfatizamos então a importância do assistente social respeitar e fomentar essa cultura pois anecessidade de se conhecer profundamente a identidade cultural local e ponto de partida para o desenvolvimento.

As comunidades Quilombolas situadas na divisa de estados do Rio de janeiro e EspíritoSanto apresentam as características herdadas de seus descendentes que cultivam até os dias atuais a agricultura familiar, baseada no cultivo de gêneros alimentícios como mandioca, milho, maracujá,abacaxi, a fabricação da farinha de mandioca ,beiju, rapadura melado, o preparo de alimentos como feijoada, frango caipira, peixes, canjica e a utilização de plantas medicinais. A preocupação em manter...
tracking img