Sexo, estado civil, qualidade de vida hoje e pior qualidade de vida acadêmicos do 2º semestre 20101 de ciências biologicas matriculado em biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES ''JANE VANINI''
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA
2° SEMESTRE 2010/1




SEXO, ESTADO CIVIL, QUALIDADE DE VIDA HOJE E PIOR QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICOS DO 2º SEMESTRE 2010/1 DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS MATRICULADO EM BIOLOGIA
BIOESTATISTICA -UNEMAT


Discente: Gessyca Campos Santos





Identificação: Trabalho requisitado pelo
Docente Arno Rieder como critério
Avaliativo da disciplina de Bioestatística



















CÁCERES-MT
JUNHO 2011
INTRODUÇÃO


Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados que vaipermitir tirar conclusões apenas parte da população, mas numa pesquisa nem sempre é possível estudar todos os elementos da população. A uma parte da população chamamos de amostra. Toda parte de pesquisa tem a observação de um grupo que podem ser (alunos, comerciante etc...), objetos (lâmpadas, computadores. etc...), animais (repteis, ratos, coelhos, etc.) sexos (masculino e feminino), elementos quepossuem pelo menos uma característica em comum. Esta parte e chamado de população estatística.
Quando são coletadas informações de toda a população, diz-se que foi feita um recenseamento. Censo é o conjunto de dados obtidos através de recenseamento (Vieira, 1942).
Este trabalho refere-se á parte de uma pesquisa que visa revelar o sexo (feminino e masculino), estado civil, qualidade de vidahoje e a pior qualidade de vida (em notas).
Esse trabalho feito por censo da observação de um grupo de acadêmicos do 2º Semestre de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas 2010/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus de Cáceres-MT, Brasil.




OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo calcular as Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão, por meio de dadosagrupados, conseqüentemente será possível obter informações para tirar conclusões acima de uma população representada pelo censo é aplicar testes com Qui – Quadrado (X²) independência e aderência, Student (T), Analise de Variância (ANOVA/Teste F), Tukey e Intervalo de Confiança.




JUSTIFICATIVA




O trabalho tem como justificativa analisar os dados dos acadêmicos do períodonoturno UNEMAT-MT onde visa obter através dos cálculos a média da qualidade de vida hoje e pior qualidade de vida com finalidade de fazer um comparativo entre o estado civil e do sexo. Esta matéria por tanto é um exercício de pré-requisito para conclusão da Disciplina de Bioestatística Básica do 2º Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de MatoGrosso/Campus de Cáceres, Mato Grosso, Brasil.



MATERIAS E MÉTODOS


O trabalho foi conduzido na dependência da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, Campus Universitários “Jane Vanini” situado na cidade de Cáceres-MT, todo o desenvolvimento deste projeto foi realizado no dia 22 de Março á 13 de Abril de 2010 como os alunos 2010/1,os dados foram obtidos em coletas direta,utilizando ométodo censitário, com o total de matriculados 58 acadêmicos no curso de Biologia da Universidade do Estado de Mato- Grosso/Campus de Cáceres.

Primeiramente foi feito uma coleta semanalmente dos às terças- feira com os acadêmicos 2010/1 do sexo masculino e feminino, Campus de Cáceres, Mato Grosso, Brasil, onde se perguntava a qualidade de vida hoje, pior qualidade de vida, estado civil e sexode cada um. Com os dados foram feito os cálculos necessários, a montagem as tabelas representativas e os resultados obtidos através destes meios, foram representados em gráficos.

Para execução deste trabalho foi utilizado calculadora científica para cálculos, e microcomputador, onde se utilizou o programa Excel 2003, para elaboração de tabelas, gráficos e alguns cálculos, e o programa...
tracking img