SETUBAL, Aglair Alencar. A INELIMINÁVEL RELAÇÃO DA PESQUISA COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In________. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. - 4. ed - São Paulo: Cortez, 2009.

1206 palavras 5 páginas
SETUBAL, Aglair Alencar. A INELIMINÁVEL RELAÇÃO DA PESQUISA COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In________. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. - 4. ed - São Paulo: Cortez, 2009.

O autora a qual se fez referência denomina-se Aglair Alencar Setubal, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular do Instituto Camillo Filho, coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa da Pessoa Idosa - NEPI, do Programa Integração de Gerações - INTEGERA e presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa - CEDIPI-PI, no segundo mandato.
O livro Pesquisa em serviço social: utopia e realidade, escrito por Aglair Alencar Setubal (2009), mais precisamente o capítulo I, A INELIMINÁVEL RELAÇÃO DA PESQUISA COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, traz contribuições acerca da compreensão crítica no debate contemporâneo em torno da apreensão da importância da pesquisa e da produção do conhecimento científico no interior do Serviço Social. Considerando a relevância da leitura desta obra, a autora apresenta os escritos do capítulo I dividido em um tópico, denominado: DESVENDANDO OS SIGNIFICADOS DA PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL, que inicia na página 27 até a página 69, totalizando 42 páginas.
Segundo Setubal (2009), ao considerar o conhecimento como forma de se expressar do homem na sua história, vemos que, desde os primórdios da humanidade, ele foi sendo construído na relação entre os homens e destes com os objetos da natureza, pois o homem ao produzir sua existência, ele cria e recria novas necessidades antes consideradas básicas, assim sendo, a elaboração do conhecimento possui caráter social, sendo evidenciado que todo conhecimento consiste em uma produção humana.
O produto do ato de conhecer requer uma relação entre sujeito e objeto numa elaboração

Relacionados