Setor movelero

1837 palavras 8 páginas
* O SETOR MOVELEIRO
O setor moveleiro é um dos mais variados e dinâmicos da economia brasileira, e avançou muito nos últimos anos. Ela se caracteriza pelos diversos processos de produção, matéria prima e de materiais (madeira, metal...) e também se destina a vários tipos usos como escritório ou para a própria casa. Tem setores que já são preparados para cada tipo de móveis, como por exemplo, especializado em móveis para banheiro, para cozinha ou estofados. O RS é o estado com maior número de indústrias moveleiras que possuem lojas exclusivas distribuídas em todo o país e no exterior, são mais de 2.800. A demanda por móveis varia muito da renda da população, o gasto com móveis em geral situa-se na faixa de 1% a 2% da renda disponível das famílias. Outros fatores que influenciam a demanda por móveis são as mudanças no estilo de vida da população, os aspectos culturais, entre outros. O Brasil faturou ao longo de 2008, R$ 22,25 bilhões com a indústria moveleira. No ano de 2007, o país registrou 14,6 mil indústrias moveleiras. Destas, 2,45 mil são gaúchas. Segundo o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) o consumo de móveis no Brasil cresceu 4,3% em 2011. Ainda revelam que o consumo de móveis para escritório é o que mais cresce no setor: 19% ao ano em volumes contra 6,4% dos residenciais e 4% dos colchões e cama Box.

* COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Segundo Kotler e Armstrong, existem 5 estágios que levam o comprador escolher seu produto: 1. Reconhecimento de Necessidade; 2. Busca por Informações; 3. Avaliação das alternativas; 4. Decisão de compra; 5. Comportamento pós-compra.
De acordo com a revista CAMINHOS DO VAREJO (2009) através de uma pesquisa realizada junto ao Instituto de Estados e Marketing Industrial (IEMI), os consumidores classificam-se em quatro grupos: 1. Antenados: São os que sempre lêem revistas sobre decoração e procuram estar sempre ligados e escolhem seus produtos através de pesquisas.

Relacionados