Setor de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Compras

Gestão de materiais requer bom Gerenciamento de Compras

A Gestão de compras assume papel estratégico na era da competição global, isso devido ao volume de recursos envolvido no processo, principalmente financeiro, mudando completamente a visão de que a atividade de compras é uma atividade burocrática e repetitiva, deixou de ser um centro de custos e passou a ser um centrode lucro. Devemos lembrar que a boa gestão de estoque começa com uma boa gestão de compras.

Hoje a função compras integra o processo logístico das empresas, que por sua vez integra o supply chain – devido a isso é conhecida em algumas empresas como gestão de suprimento, um conceito voltado para o processo, em vez de focar somente compras.

O setor de compras tem o papel de assegurar osuprimento de materiais necessários ao funcionamento da empresa:

* No tempo certo;
* Na quantidade necessária;
* Na qualidade requerida;
* No melhor preço de aquisição.

Processos de compras:
Pode ser divido em duas grandes áreas:

* Aquisição: que compreende as atividades de Seleção de Fornecedores (Procurement) e Compras (cadastro, colocação de pedidos, negociação,auditoria de fornecedores);

* Administração de materiais: definir quais, quantos e quando os materiais devem ser comprados, controlando o estoque e ressuprimento adequados.

Aquisição:
Para um processo de aquisição seguro é importante seguir alguns passos que atenda alguns requisitos, tais como:

* Política da Empresa em relação às compras, como a quantidade de fornecedores a trabalharpara cada produto ou categoria de produtos;
* Os Contratos serão de curto ou longo prazo;
* Vantagens imediatas ou de longo prazo;
* O que vai ser preferencial – prazo – qualidade – preço, etc.

Para um processo seguro é importante seguir alguns passos:

* Solicitação de compras pela área competente especificando detalhadamente o produto ou serviço a necessário;
* Negociaçãocom fornecedor em função da quantidade necessária, do prazo de necessidade e de preço, assim como de seus indicadores de performance;
* Recebimento de cotação;
* Colocação formal do pedido;
* Acompanhamento do processo;
* Transporte;
* Recebimento do produto ou encerramento do serviço;
* Aprovação do produto ou serviço;
* Encerramento do processo;

É importante quevocê aluno veja esses passos como um modelo, não como regra, pois na sua empresa pode ter um modelo diferente, mas com os mesmos resultados.

Para tomada de decisão de comprar o produto ou item fora do país (importação), é importante pensar quando seria interessante essa decisão:

* Quando há interesse de reciprocidade – ou idéia de internacionalização da empresa;
* Quando o item ouserviço a ser adquirido não tem no país;
* Preços mais competitivos do que os preços locais;
* Melhor qualidade comparativamente ao mercado local;
* Aproveitamento de draw-back – incentivos fiscais dos países produtores para exportação;

Novas Formas de Comprar

Com a evolução tecnológica e ampliação do chamado mercado global, tem trazido grande mudanças na forma de como as comprassão efetuadas. O chamado global sourcing é cada vez mais necessário devido a produtos chamados produtos globais (cada parte de um produto é fabricado em um lugar do mundo – exemplo celular – o chip é fabricado na China – o software é desenvolvido na Índia - a capa em Taiwan e é montado no Brasil). O objetivo é aproveitar o que há de melhor em cada país, mostrando aí a necessidade de compras globais,e a forma de manter comunicação com esses parceiros é o grande diferencial – para reduzir custos e agilizar o processo.

Como exemplo na Gessy Lever, 20% da comunicação com fornecedores é feita eletronicamente. No Pão–de–Açúcar, com o uso de tecnologia da informação, o índice de falta de mercadoria caiu de 25% - para 4%, o tempo médio de armazenamento reduziu-se em um mês, passando de 40...
tracking img