Setor de caprinocultura da ufpb-cchsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
BACHARELADO EM AGROINDÚSTRIA







SETOR DE CAPRINOCULTURA DA UFPB-CCHSA



George N. DE Albuquerque
Lindemberg de A. Leite
Oziel Nunes
Wagner Jean F. Nunes




BANANEIRAS-PB
NOVEMBRO-2012 
INTRODUÇÃO
A caprinocultura está ligada ao homem desde o inicio da civilização, fornecendo leite, carne epele. Os primeiros animais dessa espécie foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Atualmente esse setor tem aumentado de forma bastante significativa sua participação no cenário agropecuário brasileiro, superando o constante desafio de conquistar e manter novos mercados para o leite de cabra e seus derivados.
Em todo o Brasil, inúmeros estabelecimentos registrados nosServiços de Inspeção produzem e comercializam leite pasteurizado, leite ultra pasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos elaborados a partir do leite de cabra. Esta oferta cada vez mais variada de produtos tem exigido maior eficiência de todos aqueles envolvidos na atividade e, nesse sentido, devem ser considerados dois pontos de fundamental importância. Oprimeiro ponto é a qualidade.
O termo qualidade, aplicado ao leite, refere-se à sua qualidade higiênica, composição, volume, sazonalidade, nível tecnológico e saúde do rebanho. Os ganhos em eficiência no processamento industrial, aliados às características organolépticas do produto final, fazem com que a qualidade da matéria-prima seja um atributo cada vez mais considerado pelas indústrias delaticínios. O segundo é a produtividade. A tendência mundial na atividade leiteira é de redução das margens de lucro e os processos de industrialização do leite e distribuição de derivados têm exigido volumes crescentes. Maior produtividade diminui o capital investido por litro de leite produzido, reduzindo o custo e, consequentemente, aumentando o lucro. Antecipar estas tendências e adequar-se damelhor forma possível pode significar a sobrevivência do produtor, que deve buscar a especialização na produção de leite para melhor aproveitamento dos fatores de produção (capital, terra e trabalho) e aumento da produtividade do rebanho e do volume de produção.
O objetivou-se neste trabalho o estudar o Setor de Caprinocultura situado na Paraíba em bananeiras da instituição UFPB. Para a elaboraçãodo mapeamento do macro e micro ambiente, fluxograma do processo produtivo e a aplicação de 5s.











Figura 1. Macro ambiente do Setor de Caprinocultura de Bananeiras, PB, da UFPB.

DESCRIÇÃO DO MACRO AMBIENTE
Fornecedores são selecionados por licitações – a compra de equipamentos e insumos não tem a participação direta da equipe do setor, fica na reponsabilidade dacoordenação do centro universitário.
Funcionários podem ser selecionados de duas maneiras; primeira, concursos públicos, segunda, por empresa terceirizada. Atualmente há no setor 7 funcionários dispostos hierarquicamente em chefe do setor a nível de doutor, técnico agropecuário e demais terceirizados.
Governo interage com o setor em forma de incentivo e através dos órgãos de fiscalização.
Não háconcorrentes no mesmo seguimento de mercado, porém o produto substituto (no caso o leite bovino) que é fator limitante na comercialização do leite caprino.
Instituição de Pesquisa: É o principal seguimento do setor, tanto para o ensino técnico de tecnólogos, como para pesquisa.
Os consumidores do leite pasteurização produzido no setor é a população de Bananeiras e redondezas, bem como alunos efuncionário.
Fatores climáticos não exerce grande influência não produção já que o sistema de manejo é intensivo e a produção do capim é irrigada.
SUGESTÕES DE MELHORIA
• Implantação de Programas de Controle de Qualidade: elaboração de POPs (Procedimento Operacional Padrão), MBP (Manual de Boas Práticas).
• Capacitação dos Funcionários Terceirizados: com a finalidade de melhorar a qualidade do...
tracking img