Sete reinos biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A classificação dos seres vivos nos domínios Eukarya, Archaea e Bacteria foi sugerida em 1978 por Carl Woese. Por essa classificação, os organismos são agrupados de acordo com o tipo de célula: eucariontes (células que possuem núcleo organizado) e procariontes (as que não possuem núcleo organizado).
Domínio (superregnum, super-reino ou império) é a designação dada em biologia ao taxon de nívelmais elevado utilizado para agrupar os organismos numa classificação científica.
O Domínio Eukarya representa todos os seres vivos que possuem células eucariontes. Compreende os Reinos Animalia, Plantae, Fungi, Chromista e Protista.

Os organismos procariontes são divididos em dois Domínios: Archaea e Bacteria. Estes dois domínios diferem na composição do RNA ribossômico, na estrutura daparede celular e no metabolismo.

Os vírus são os únicos seres vivos acelulares. Sendo assim, eles não se enquadram neste tipo de classificação (que tem como base a estrutura da célula).
http://abiologiaatual.blogspot.com/2009/04/dominios.html 16:51

Em 1977, o microbiólogo americano Carl Richard Woese coloca pela primeira vez a divisão clássica dos cinco reinos em xeque. Através de análises deseqüências de RNA ribossomal, Woese mostra em um artigo na PNAS que há uma grande diferenciação dentro do grupo dos organismos chamados procariotos. Ele propõe uma divisão dentro deste domínio em eubactérias (bactérias verdadeiras) e archaebactérias (bactérias que normalmente vivem em ambientes extremos). Já em 1990, o mesmo autor refina sua divisão em outro artigo na mesma PNAS, propondo o queconhecemos hoje como os três domínios da vida (Eubacteria, Archea e Eucarya), sendo Archea o chamado "Terceiro domínio da vida". Neste artigo, Woese ressalta que a diferença entre os domínios Eubacteria e Archea é maior que a diferença entre os clássicos reinos Animalia e Fungi. Desta forma, nós Seres humanos somos mais parecidos geneticamente com fungos do que microorganismos dos domínios eubacteriae Archea. Podemos perceber que o que Woese propôs em 1990 estáva muito a frente do "consenso científico". Enquanto taxonomistas passam a vida toda tentando organizar ordens ou gêneros, Woese propôs um táxon acima de "Reino", alterando de forma marcante nossa visão da vida em nosso planeta.



Figura original do artigo de 1990 de Woese na PNAS


É claro que um artigo deste porte não poderiapassar despercebido pela comunidade científica, ainda mais sendo publicada em um dos periódicos científicos mais importantes do mundo. Como tudo na ciência, quebras de paradigmas são processores difícies e muitas vezes bem longos. A grande descoberta de Woese foi tradada como loucura, non-sense, besteira, dentre outros nomes. Cientistas renomados do mundo todo se recusaram a aceitar estadescoberta como relevante, fazendo pouco caso da mesma. Uma destas vozes foi o grande ecólogo Ernst Mayr, que defendeu a utilização de apenas duas grandes divisões (Procariotos-Eucariotos) em detrimento da divisão em três domínios de Woese. A resposta de Woese foi feita em um artigo de 1998 também na PNAS, em que ele termina com as seguintes conclusões (tradução livre):


"(...) A biologia do Dr. Mayrreflete os últimos bilhões de anos da evolução; a minha os primeiros três bilhões. Sua biologia é centrada em organismos multicelulares e suas evoluções; minha em um ancestral universal e seus descendentes imediatos. Sua é a biologia de experiência visual, de observação direta. Minha não pode ser vista diretamente ou tocada; é a biologia das moléculas, dos genes e suas histórias inferidas. Paramim, evolução é primariamente o processo evolutivo, não as suas conseqüências. A ciência da biologia é bem diferente nestas duas perspectivas, e seu futuro ainda mais."
Carl Woese



Atualmente, o foco de Woese está voltado para a discussão do "Ancestral único". Depois de tanta discussão gerada pelo seu artigo de 1990, outro artigo publicado em 1998 não fica para trás. Woese mais uma vez...
tracking img