Sete ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das Sete Ferramentas da Qualidade. Devidamente aplicadas às ferramentas poderão levar a organização a: elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes; executar projetos melhores; melhorar a cooperação em todos os níveis daorganização; identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e solucioná-los de forma eficaz, etc. O objetivo principal é atingir níveis mais altos na qualidade do produto, é ter um foco mais rápido na identificação do problema exigindo assim um contínuo acompanhamento, controle e melhoria dos respectivos processos.





































AsFerramentas da Qualidade

As ferramentas da qualidade ajudam a estabelecer melhorias de qualidades dentre as quais se destacam as Sete Ferramentas básicas do controle de qualidade. Conforme veremos a maioria dos problemas existentes numa empresa poderão ser resolvidos com o auxílio destas ferramentas.
Cada ferramenta tem sua própria função, sendo que não existe uma receitaadequada para saber qual ferramenta que será usada em cada fase. Isto vai depender do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis, e do conhecimento do processo em questão em cada etapa. Passemos a falar de cada uma delas.

As Sete Ferramentas:

1. Folha de verificação

É uma planilha para a coleta de dados e sua utilização serve parafacilitar a coleta de dados pertinentes a um problema. As folhas de verificação podem apresentar-se de vários tipos para:

Distribuição do processo de produção
É usado quando se quer coletar dados de amostras de produção. Lançam-se os dados em um histograma para analisar a distribuição do processo de produção, coletam-se os dados, calcula-se a média e constrói-se uma tabela de distribuiçãode freqüência. Na medida em que os dados são coletados para este tipo de folha de verificação não podem ser interrompidos.

Verificação de itens defeituosos
Este tipo é usado quando queremos saber quais os tipos de defeitos mais freqüentes e o numero de vezes causadas por cada motivo. Ex:numa peça de azulejo,os tipos de defeitos após o produto acabado.

Localização de defeitoServe para localizar defeitos externos, tais como: mancha, sujeira, riscos, pintas e outros. Geralmente esse tipo de lista de verificação tem um desenho do item a ser verificado, na qual é assinalado o local e a forma de ocorrência dos defeitos. Ex: Bolha estourada na superfície do vidrado, nas peças cerâmicas. Esta folha nos mostra o local onde mais ocorreu o tipo da bolha. Este tipo defolha de verificação é uma importante ferramenta para a análise do processo, pois nos conduz para onde e como ocorre o defeito.

Causas de defeitos
É utilizado para investigar as causas dos defeitos, sendo que os dados relativos á causa e os dados relativos aos defeitos são colocados de tal forma que se torna claros a relação entre as causas e efeitos, posteriormente os dados sãoanalisados através da estratificação de causas ou do diagrama de dispersão.


Relação com outras ferramentas
A ferramenta Folha de Verificação relaciona-se com a maioria das ferramentas, pois é um passo básico, onde vamos encontrar as informações, principalmente para determinar a causa, especificação extensão, onde e quando ocorre o problema.


2. Diagrama de ParetoÉ um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem sanadas. Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de...
tracking img