Set-up

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
A troca rápida de ferramentas (TRF) tem por objetivo reduzir o tempo de preparação (ou set up) de equipamentos, minimizando períodos não-produtivos no chão-de-fábrica. Como conseqüência, é possível a redução do tamanho dos lotes de produção na manufatura. A TRF fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria deprocessos. Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a TRF, constituída dos seguintes passos: definição do projeto, planejamento das atividades, treinamento da equipe de implantação, implantação propriamente dita, acompanhamento e consolidação. Um estudo de caso desenvolvido na indústria moveleira ilustra a metodologia proposta.
Palavras-chave: troca rápida de ferramentas, tempo depreparação, se tup, metodologia SMED.

















1. Introdução
A troca rápida de ferramentas (TRF) pode ser descrita como uma metodologia para redução dos tempos de preparação de equipamentos, possibilitando a produção econômica em pequenos lotes. A utilização da TRF auxilia na redução dos tempos de atravessamento (lead times), possibilitando à empresa resposta rápida diante dasmudanças do mercado. Outra vantagem da TRF é a produção econômica de pequenos lotes de fabricação, o que geralmente exige baixos investimentos no processo produtivo (Shingo, 2000). Além disso, a TRF reduz a incidência de erros na regulagem dos equipamentos (Harmon & Peterson, 1991).
O lead time é fator diferencial no custeio de um processo de manufatura. Sua redução resulta em menores custos deoperação e agrega benefícios ao consumidor. Movimentações de materiais por meio de operações mais rápidas resultam em sistema mais enxuto e produtivo (Garcia et al., 2001). A redução do lead time proporciona aproximação entre requisitos do cliente e resposta da empresa, resultando em fidelidade de clientes e em menor complexidade gerencial. O tempo ganho com a redução do lead time é um investimento nasatisfação do consumidor e na redução dos custos da manufatura (Slack, 1993).
A redução do tempo gasto em se tup é condição necessária para diminuir o custo unitário de preparação. Tal redução é importante por três razões (Harmon & Peterson, 1991): 1. quando o custo de se tup é alto, os lotes de fabricação tendem a ser grandes, aumentando o investimento em estoques; 2. as técnicas mais rápidas esimples de troca de ferramentas diminuem a possibilidade de erros na regulagem dos equipamentos; e 3. a redução do tempo de set up resultará em aumento do tempo de operação do equipamento.
A TRF é essencial para a obtenção das qualidades necessárias à manutenção da estratégia competitiva das empresas em relação aos clientes e mercados e, principalmente, para atingir uma produção just in time, emque tais qualidades dependem da redução do lead time. A redução do lead time depende da redução dos estoques intermediários, da sincronização da produção e do tamanho dos lotes de fabricação. A redução do tamanho dos lotes é função da redução dos tempos de set up, isto é, possui elevado grau de dependência na TRF.
Neste trabalho, é descrita uma metodologia genérica para implantação da TRF,elaborada a partir de revisão de literatura e considerações de caráter prático derivadas de testes em campo. Essa metodologia inova ao propor quatro grandes estágios para implantação da TRF: 1. estratégico; 2. preparatório; 3. operacional; e 4. de comprovação.
No estágio estratégico, a metodologia enfoca a criação de ambiente favorável à implantação, enfatizando o envolvimento de funcionários daempresa em todos os seus níveis hierárquicos e planejando a formação de times de implantação. O estágio preparatório é o primeiro passo para as ações voltadas à definição das estratégias de implantação da TRF, assim como da análise e da avaliação do processo atual. O estágio operacional consiste na aplicação prática das metodologias propostas para TRF, buscando um procedimento que possa ser...
tracking img