Sesnso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso Comum x Conhecimento Cientifico

O senso comum é o conjunto dos conhecimentos vulgares, por vezes bastantes úteis, que aprendemos na vida cotidiana. Ao contrário da ciência, o senso comum nãocritica, não se pergunta o porquê nem analisa os conhecimentos.
O senso comum baseia-se na imitação da sociedade e das suas crenças, transmitindo os conhecimentos das mesmas, sendo igual em relaçãoaos outros. Muitas vezes generaliza a partir de um ou mais casos. Além de ser desorganizado, o senso comum veicula preconceitos, outra vez, devido a generalizações.
Ele é assistemático(desorganizado e por vezes contraditório), impreciso (não é rigoroso), acrítico (não refletido).
O conhecimento científico procura explicar os acontecimentos, procura provar os porquês: a ciência é explicativa.A ciência é mais precisa e correta, ao contrário do senso comum que se baseia em suposições e conhecimentos práticos. Ela é sistemática (organizada), precisa (rigorosa), crítica (procura respostas).Émile Durkheim (1858 – 1917)

O seu principal objeto de estudo são os fatos sociais.
O que são fatos sociais? São os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social.
Durkheim via o fatosocial como “coisa”, ou seja, algo objetivo, capaz de ser estudado, analisado, compreendido e explicado racionalmente. Ele pretendia fazer da sociologia uma ciência tão racional e objetiva. Mas como fazerisso se a sociologia lida com os seres humanos que mudam a todo instante? Que possuem sentimentos, emoções, idéias e vontades próprias. A resposta para este questionamento está na análise dos fatossociais. Portanto, os fatos sociais deveriam ser estudados com métodos próprios, com métodos diferentes dos empregados pela ciência naturais.
Os fatos sociais têm as seguintes características:
1 –Generalidade – O fato social portanto é comum a todas as pessoas do grupo e está presente em boa parte da sociedade ou dentro do processo histórico, como por exemplo, o desemprego ou a violência. São...
tracking img