Serviço socialpsicanálise: psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de sigmund freud

4678 palavras 19 páginas
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA CAROLINA LEMOS
ARALY CRISTINA
CAROLINE FONTES
DAYANE MELO
DAYANNE MOURA
DULCINEI VITORIA
EMÍLIA OLIVEIRA
KARYELEN GAMA
LEILA BORGES
MAIKILLANE SANTOS
PRISCILA DE JESUS
RAQUEL A. BISPO
RICHELLI O. MATOS
VALDINÉIA ALMEIDA
VALMOR CERQUEIRA

PSICANÁLISE: PSICOTERAPIA BASEADA NAS TEORIAS ORIUNDAS DO TRABALHO DE SIGMUND FREUD

ITABUNA
2013

PSICANÁLISE: PSICOTERAPIA BASEADA NAS TEORIAS ORIUNDAS DO TRABALHO DE SIGMUND FREUD

Trabalho para avaliação parcial do curso de Serviço Social, do 2º semestre turma A apresentado a UNIME, pela disciplina de Psicologia.

Orientador (a): Prof.ª Samara Silva

ITABUNA
2013

EPÍGRAFE

...“Não somos apenas o que pensamos ser”. Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos os enganos que cometemos os impulsos a que cedemos... “sem querer”.

Sigmund Freud

RESUMO

Este trabalho apresenta uma abordagem acerca da temática da Psicanálise a partir de Sigmund Freud (1856-1939), a descoberta do inconsciente sobre as estruturas do aparelho psíquico, a descoberta de sexualidade infantil, os mecanismos de defesa e o recalque, os métodos e forma de atuação da psicanálise freudiana e a interpretação dos sonhos. Em vista disso, tem-se que a psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade. Adotando uma abordagem científica, esse autor criou a psicanálise por meio de observações das regiões obscuras e dos processos misteriosos do psiquismo, transformando-a

Relacionados