Serviço Social no Brasil – Esboço de uma interpretação histórico-metodológica.

524 palavras 3 páginas
O significado dos Serviços Sociais. In: IAMAMOTO, Marilda V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil – Esboço de uma interpretação histórico-metodológica.
2ª ed. São Paulo: Cortez; Lima, Peru: CELATS, 1983. P.90-94.

De acordo com Iamamoto a expansão dos Serviços Sociais no século XX está associada e relacionada da noção de cidadania; ou seja, o desenvolvimento dos Serviços Sociais é vinculado como cidadania. Segundo a autora com a economia mercantil generalizada e afirmação da liberdade individual, foi se adquirindo formato e noção de igualdade de todos os homens conforme a lei, ou seja, obtiveram direitos de cidadãos. Na Inglaterra, com as leis beneficentes, na qual se destaca “a Lei dos Pobres”, essa conquista de direitos sociais é perpassada com luta contra o estigma do assistencialismo. Conforme Iamamoto foi a partir do desenvolvimento da escola primária pública que a incorporação dos direitos sociais e à noção de cidadania começa. Sendo assim, fundamentalmente com o decaimento do liberalismo o Estado passa a assumir os encargos sociais.
“O que merece ser ressaltado é que a sociedade do capital supõe uma contradição inevitável na sua continuidade: o discurso da igualdade e a realização da desigualdade. De um lado a afirmação da liberdade individual e da igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos, como condição de funcionamento pleno da economia de mercado. [...] Em polo oposto, têm-se a desigualdade inerente à organização da sociedade como unidade de classes sociais distintas e antagônicas assentada em uma relação de poder e exploração” (IAMAMOTO,1983,p.91) De acordo com a autora as classes sociais que se confrontam, convivem desigualmente economicamente e também politicamente.
“E os “direitos sociais” têm por justificativa a cidadania, embora seu fundamento seja a desigualdade de classes” (p. 91) Iamamoto ressalta que os Serviços Sociais são direitos do cidadão. Suprem a necessidade

Relacionados