SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

2155 palavras 9 páginas
serviço social maria angela gonzaga de jesus
FUNÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Goiânia
2014
FUNÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sobre o processo de trabalho do Serviço Social na contemporaneidade, concebido como uma dimensão articulada à prática de intervenção, na qual se inserem ações voltadas para a reaproximação da população atendida com seus vínculos familiares.
A análise proposta foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e que enfoca uma breve história e tendências do Serviço Social, estabelecendo um paralelo entre os aspectos da formação do profissional da área e as características do processo de trabalho do Assistente Social.
Breve histórico do Serviço Social
A inserção do Serviço Social no Brasil está relacionada com a dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade e que se originam de um processo acumulativo de acontecimentos expressos nos âmbitos sociais, políticos, econômicos e religiosos (NETTO, 1999).
A história mostra que o Serviço Social no Brasil surgiu com forte vinculação à ação religiosa, sendo que “o seu reconhecimento enquanto profissão institucionalizada, só ocorrera quando a Igreja Católica, enquanto instituição social, organizou-se para assumir um papel ativo na chamada questão social" (RAICHELIS, 1988, p.62).
A questão social, portanto, é uma forte expressão do conflito entre classes provenientes do capitalismo e, o seu acirramento, obriga a burguesia a dar uma resposta para tal situação. Nota-se que as respostas vêm do Estado e da Igreja. O primeiro busca consolidar-se politicamente, garantindo a paz política e, a segunda, pretende resgatar seu poder e reconquistar privilégios nesta nova sociedade (IAMAMOTO, 2000).
Por volta de 1940, o Serviço Social começa a receber a influência norte-americana, fruto da hegemonia econômica deste país no Bloco Ocidental, resultando na sua ascensão política, ideológica e cultural. Nesse

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas