Serviço social: idetidade e alienação

1252 palavras 6 páginas
SERVIÇO SOCIAL: IDENTIDADE E ALIENAÇÃO
Serviço Social: Identidade e Alienação é um livro da escritora Maria Lúcia Martinelli. (ed.11, 165 paginas, São Paulo: Cortez, 2007).
Maria Lúcia Martinelli; Assistente Social (1966), Mestre (1977) e Doutora (1988) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado em História das Idéias Contemporâneas, pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2002), na área de Fundamentos Políticos das Idéias Contemporâneas. Obra Madura, crítica, profunda, serviço social: identidade e alienação é um dos primeiros estudos de natureza rigorosamente hermenêutica sobre o serviço social enquanto existe em sim e em suas relações com a sociedade capitalista, onde teve sua origem e desenvolvimento. O livro se divide em três capítulos, sendo o primeiro: Serviço Social e alusão de servir, o segundo: Os ardis do capitalismo, e o terceiro: Serviço social: rompendo com a alienação. SERVIÇO SOCIAL E ILUSÃO DE SERVIR Neste capítulo a autora procurou designar sobre o que é capitalismo, o surgimento desse sistema e o poder de controle que ele desenvolveu sobre a sociedade, mostrando todas as suas consequências desde de o seu surgimento, que refletem e são visíveis nos dias atuais.
A história do capitalismo é a história das classes sociais; estas constituem o elemento fundamental para se compreender tanto o capitalismo em si mesmo considerado quanto a marcha histórica da humanidade, profundamente relacionada com seus conflitos, antagonismos e lutas, estas ultimas em especial desta lei da marcha da história, sistematizada por Marx, é tão crucial que Martinelli (2007, p.30) apud Engels ( 1987:12 e 13) considerou que “ela tem para a história a mesma importância que a lei da transformação da energia tem para as ciências naturais”. A história do capitalismo esteve sempre ligada à história das lutas de classes, pois junto com o

Relacionados