Serviço social,ação ehumanização hospitalar

2380 palavras 10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

Stress e Fatores Psicológicos acelerando a Diabetes mellitus

Jacobina
2011

Stress e Fatores Psicológicos acelerando a Diabetes mellitus

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,7º Semestre, para as disciplinas [Estatística e Indicadors Sociais,Metodologia da Pesquisa ciêntifica,Processo de Trabalho e Serviço Social,Oficina de Formação –Tecnologia da Informação].

Profs. Heleanara Regina sampaio,Edna Braun,Amanda Bozza,Rodrigo

Jacobina
2011
1 - Introdução:

O tema desta pesquisa é o estudo das condições psicológicas do paciente diabético nos dias atuais. Aspectos que caracterizam a doença como, por exemplo, a necessidade de informações concretas para seu tratamento adequado ou ainda as dificuldades do paciente diabético assumir o tratamento necessário em sua totalidade.
As principais questões que rodeiam este estudo é delinear os aspectos psicológicos que norteiam o comportamento de um indivíduo com diabetes,o quanto o estresse influencia no paciente com diabetes, as conseqüências destes comportamentos e a necessidade de processos educativos que auxiliem para o alcance da qualidade de vida destes indivíduos.

2- Delimitação e Formulação do Problema

O Diabetes é uma realidade deste novo século. A estatística é cada vez maior quando representa o número de pessoas atingidas pela doença e estima-se o aumento futuro deste número visto a falta de conhecimento de muitos sobre a doença e seus sintomas, o que acarreta o desenvolvimento da mesma sem os cuidados preventivos.
Poucos estudos existem sobre esta doença e sua influência nos aspectos psicológicos de diabéticos (ou vice-versa). Assim, este trabalho partiu da escuta do sofrimento e da angústia destes indivíduos e da percepção da necessidade de aprofundar estudos nesta área.
Este trabalho é realizado no contato direto com estas pessoas e, ao se deparar com tal angústia e

Relacionados