Servidores Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcelo Neto dos Santos





GSO
Servidores Linux







São Paulo
2013

Sumário



Apache
O Apache tem como base o servidor web NCSA 1.3 (National Center of Supercomputing Applications), que foi desenvolvido por Rob McCool. Quando Rob deixou o NCSA, o desenvolvimento foi interrompido, assim muitos desenvolvedores buscaram personalizar sua própria versão do NCSA ouadicionar mais características para atender as suas necessidades. Neste momento começa a história do Apache com Brian Behlendorf e Cliff Skolnick
abrindo uma lista de discussão para interessados no desenvolvimento, conseguindo espaço em um servidor doado pela HotWired e trocando patches corrigindo problemas, adicionando recursos e discutindo idéias com outros desenvolvedores e hackers interessados nesteprojeto.
A primeira versão oficial do Apache foi a 0.6.2, lançada em Abril de 1995 (neste período a NCSA retomava o desenvolvimento de seu servidor web, tendo como
desenvolvedores Brandon Long e Beth Frank que também se tornaram membros especiais do grupo Apache, compartilhando idéias sobre seus projetos).
Nas versões 2.x do Apache, a escalabilidade do servidor foi ampliada suportando asplataformas Win32 (não obtendo o mesmo desempenho que em plataformas UNIX mas sendo melhorado gradativamente).

Principais Características do Apache

Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell
Script, ASP, etc. 
Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor. Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5).  
Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador. 
Suporte a tipos mime.
Personalização de logs. 
Mensagens de erro.  
Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginascom endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço).  
Suporte a IP virtual hosting.
Suporte a name virtual hosting. 
Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas
flexivelmente configuráveis).  
Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereços Internos.  
Suporte acriptografia via SSL,Certificados digitais 
Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilação do programa.


Função
O servidor web é um programa responsável por disponibilizar páginas, fotos, ou qualquer outro tipo de objeto ao navegador do cliente. Ele também pode operar
recebendo dados do cliente, processando e enviando oresultado
para que o cliente possa tomar a ação desejada (como em aplicações CGI”s, banco de dados web, preenchimento de formulários, etc).
O Apache é um servidor Web extremamente configurável, robusto e de alta performance desenvolvido por uma equipe de voluntários (conhecida como Apache Group) buscando criar um servidor web com muitas características
e com código fonte disponível gratuitamentevia Internet. Segundo a Netcraft (http://www.netcraft.com/), o Apache é mais usado que todos os outros servidores web do mundo juntos.

Samba

O projeto nasceu no final de 1991, de forma acidental. Andrew Tridgell, um australiano que na época era estudante do curso de PhD em ciências da computação da Universidade Nacional da Austrália. Ele precisava rodar um software da DEC (que na época erauma das gigantes no ramo de tecnologia) chamado "eXcursion", que trabalhava em conjunto com o Patchworks, um software de compartilhamento de arquivos. O Patchworks era um software proprietário, que utilizava um protocolo obscuro, sobre o qual não existiam muitas informações disponíveis.
Como todo bom hacker, ele decidiu estudar o protocolo e assim desenvolver um servidor que pudesse rodar em seu...
tracking img