SERVIDOR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

1 – SERVIDOR.


São equipamentos especialmente desenvolvidos para fornecer serviços aos computadores que estiverem conectados a eles por uma rede. Suas funções vão desde o compartilhamento de arquivos e impressoras entre diversas máquinas até o gerenciamento de backups que garantem a segurança dos dados armazenados em toda a rede, dentre outras. Isto é, servidores são “supercomputadores”,mais potentes e com mais capacidade de processamento e armazenamento, que centralizam as informações disponíveis em rede. Estes equipamentos são recomendados, principalmente, para uso em empresas que possuem várias máquinas. Na criação de um servidor, são necessárias algumas configurações de serviços, que são:


1.1 - Servidor de E-mail.


É um método que permite compor, enviar e recebermensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.


1.2 – DNS.


O DNS (Domain Name System) é o sistemaresponsável pela resolução de nomes em endereços IP, deixando a navegação na internet mais simples (já que para humanos é mais fácil memorizar um endereço do que um conjunto de números).
Quando é digitado um endereço web em um browser ou um endereço FTP em um cliente FTP ou em qualquer outra aplicação, esta aplicação pergunta ao DNS quem é este endereço. O papel do DNS é resolver este nome em umendereço IP e retornar para quem o perguntou. Deste modo torna-se possível a navegação através de nomes. O DNS dentro da internet faz parte de uma complexa hierarquia dentro de um banco de dados, onde cada servidor DNS tem autorização de responder as requisições sobre os nomes de domínio de uma quantidade limitada de hosts.


1.3 - FTP.


FTP significa File Transfer Protocol, que em portuguêssignifica Protocolo de Transferência de Arquivos. Sendo esta uma ferramenta usada em todo o mundo para a transferência de ficheiros, dada a sua rapidez e segurança, é usado por todos os tipos de utilizadores, seja para funções pessoais ou profissionais.


1.4 – DHCP.


Dynamic Host Configuration Protocol serve para enviar configurações dos protocolos da rede para as máquinas clientes para queelas possam "enxergar" a rede e as outras máquinas. O DHCP é um serviço que entrega todos esses números de IP´s para as máquinas clientes quando essas são ligadas e estão configuradas para receberem um IP automático.


1.5 – Endereçamento IP.


Endereço IP é um número identificador de cada dispositivo conectado na rede, composto por um número de 32 bits, representados por números decimais,divido em conjuntos de bytes separados por pontos a cada 8 bits, e a cada conjunto de bits e dado o nome de octeto, como exemplo, 128.10.2.30.

Para se conectar aos servidores para a transmissão e armazenamento das informações, é necessário um meio para interconectar os computadores aos servidores, sendo assim, necessária a utilização das redes de computadores.


2 – REDES DE COMPUTADORES.A internet (ou a “Rede” como também é conhecida) é um sistema de redes de computadores interconectadas de proporções mundiais, atingindo mais de 150 países e reunindo cerca de 300 milhões de computadores (DIZARD, 2000, p. 24) e mais de 400 milhões de usuários, e é através de protocolos TCP/IP que nos permite acesso a informação e todo tipo de transferência de dados.
Esta rede carrega um grandevolume de dados contendo recursos, serviços e documentos interligados por meios de hiper ligações da World Wide Web, e também contando com a infraestrutura que suportam correios eletrônicos, serviços de voz e compartilhamento de arquivos.


2.1 – Topologias.


Como topologia de rede, podemos entender o desenho dos enlaces e a distribuição dos elementos nos enlaces. As mas comuns são:...