Servidor dns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Referir-se aos hosts pelo seu endereço IP é bastante conveniente para computadores, porém para as pessoas o ideal é referir-se pelo seu nome. Para isso precisamos de uma tabela que converta o IP em nome e nome em IP.
Porém com o crescimento, já com milhares de computadores e outros milhares entrando, na internet fica impossível para qualquer um manter uma tabela desse tipo sempreatualizada. É ai que entra o servidor DNS, ou servidor de Nomes. O Servidor de nomes é uma base de dados, pública, mantida pelos sites que proporcionam a tradução já citada.
O arquivo hosts.txt
A velhos tempos, quando haviam poucos computadores conectados a ARPAnet (antiga rede predecessora da internet), cada computador tinha um arquivo hosts.txt, que depois foi alterado para o /etc/hosts no UNIX.Esse arquivo continha informações sobre todos os hosts da rede. Com tão poucos computadores, o arquivo era pequeno e fácil de mantê-lo atualizado.
A manutenção do arquivo hosts.txt era mantido pela SRI-NIC. Quando os administradores queriam fazer uma alteração no arquivo, enviavam a solicitação por e-mail. Quando uma alteração era feita, os administradores baixavam o arquivo via FTP.
A medidaque a internet crescia, a idéia da administração centralizar os nomes dos hosts e a atualização do arquivo hosts.txt tornaram-se um grande problema, então a SRI-NIC projetou, no início dos anos 80, um banco de dados distribuído para substituir o hosts.txt. Esse novo sistema ficou conhecido como Domain Name System (DNS).
O DNS
O DNS é um banco de dados distribuído criado sob uma estrutura dedomínio hierárquica. Cada computador que se conecta a internet o faz a partir de um domínio Internet. Cada domínio internet tem um nome de servidor com um banco de dados dos hosts em seu domínio. Quando um domínio se torna muito grande, a tarefa pode ser delegada a subdomínios, a fim de reduzir a carga administrativa.
O arquivo /etc/hosts
Ainda que o DNS se constitua no principal meio de resolução denomes, ainda é encontrado na maioria das máquinas o arquivo /etc/hosts. Esse arquivo pode acelerar na resolução de nomes solicitados com freqüência, como o IP local. Além disso alguns nomes tem que ser resolvidos, no boot, antes que um DNS seja utilizado, como exemplo o caso de servidores NIS. Esse mapeamento é definido no arquivo /etc/hosts.
Exemplo de arquivo /etc/hosts:

#IPEndereço Alias
127.0.0.1 localhost
192.168.1.1 servidor www
72.51.46.57 www.vivaolinux.com.br vivaolinux
A coluna a esquerda é o IP a ser resolvido. A coluna seguinte é o nome do host correspondente àquele IP. Qualquer coluna seguinte será alias para o host.
Instalando o servidor DNS
No Debian a instalação doservidor de nomes é muito fácil, basta, como root, digitar o seguinte comando em um terminal:
# apt-get install bind
Com esse comando iremos instalar o bind, que é o padrão da distribuição Debian. Poderia ser instalado também o named, que pode ser a melhor opção para outras distribuições, porém, não entraremos nesse caso.
Obs.: O servidor DNS e o cliente DNS são diferentes.
Todo computador Linuxhabilitado para comunicar-se entre rede possui um software chamado de cliente DNS, também conhecido como resolver. O resolver simplesmente consulta um servidor DNS atribuído no arquivo /etc/resolv.conf. A consulta segue a ordem do arquivo.
Servidores DNS retornam os valores consultados após consultarem o arquivo /etc/bind/named.conf e as referências para as quais ele aponta. Os clientes perguntame os servidores respondem, muitas vezes após consultarem outros servidores.
A confusão muitas vezes surge quando temos o cliente e o servidor em uma mesma máquina, principalmente quando o cliente consulta o servidor da mesma máquina. Por isso, sempre devemos lembrar de que o cliente ou resolver utiliza o /etc/resolv.conf. Todos os outros como o /etc/bind/named.conf e os arquivos apontados por...
tracking img