Servidor de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIDOR DE DADOS

Curso de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

2012


28-11-2012

Índice
Capítulo 1 1
Introdução 1
Definição 2
Propósito do aparecimento do SQL 2
Contexto Histórico 2
Capítulo 2 4
Vantagens e desvantagens do Microsoft SQL Server 4
Funções do Microsoft SQL Server 4
Conclusão 6
Bibliografia consultada 8

SQL SERVER
Capítulo 1
IntroduçãoEste trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Servidor de Dados no curso de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos no CINEL e teve como objetivo principal Definir e Caracterizar o propósito do aparecimento do Microsoft SQL Server e como objetivos específicos:
* Definir o que é o Microsoft SQL Server;
* Caracterizar o aparecimento do Microsoft SQL Server, em termos históricos;
*Descrever brevemente algumas funções do Microsoft SQL Server;
* Descrever brevemente algumas vantagens e desvantagens do Microsoft SQL Server;

Definição

O Microsoft SQL Server consiste numa plataforma que além de permitir o armazenamento, modificação e extração de informação a partir de uma base de dados permite também a qualquer utilizador com as ferramentas de software adequadasadicionar, apagar, aceder, modificar, partilhar, sincronizar e analisar dados armazenados numa base de dados organizada de acordo com as regras de bases de dados relacionais. Suporta uma variedade de dados de natureza diversa tais como tais como XML, Email, tempo/calendário, ficheiros, texto, espacial, etc.

Propósito do aparecimento do SQL

A génese do Microsoft SQL Server tem como base anecessidade da Microsoft em produzir uma ferramenta DBMS (sistema de gestão de base de dados) que permitisse armazenar e trabalhar com segurança um conjunto enorme de dados de uma forma organizada e integrada através de relações entre os dados e que permitisse o seu acesso, atualização e partilha de uma forma estruturada e rápida, independentemente do tipo de dados.
A necessidade de gerir um servidor debase de base dedicado conduziu à necessidade de desenvolver um DBMS que centralizasse a gestão de múltiplas aplicações de base de dados seja ao nível do das camadas inferiores do Kérnel do sistema operativo ou ao nível das camadas superiores do sistema operativo, o que acontece atualmente.

Contexto Histórico

Quando apareceram as primeiras bases de dados em computação eletrónica, entre osanos 50 e 60, estas tinham como limitação o facto de que o seu desenvolvimento e a sua estrutura dependiam imenso das condicionantes das bases de dados feitas por encomenda de acordo com a natureza funcional de cada empresa, ou seja o conhecimento de desenvolvimento de bases de dados não era abrangente o suficiente para possibilitar a criação de bases de dados versáteis e transferíveis paradiferentes áreas de saber e de tecido empresarial. Um exemplo deste tipo de base de dados, foi a Integrated Data Store (IDS) desenvolvida por Charles Bachman e fundador do Database Task Group, grupo responsável pelo desenvolvimento da linguagem de programação de baixo nível Cobol.
Contudo, estas bases de dados tinham como vantagem a velocidade ao acesso aos dados em detrimento da flexibilidade detratamento de dados. Com o desenvolvimento do hardware e com a consequente aceleração dos processadores em termos gerais, mas especialmente nos servidores de bases de dados, começam a emergir as bases de dados generalistas e de maior dimensão criando a necessidade de padronização e criação de standards em termos de regras de construção de bases de dados.
O modelo relacional desenvolvido por Edgar Coddsurge a partir da insatisfação com o modelo navegacional subjacente ao desenvolvimento das bases de dados dependentes da área funcional e permitiu a criação de um sistema estruturado para armazenar e explorar um conjunto alargado de dados através de criação de relações, tabelas e regras de normalização. Este feito originou a criação de bases de dados estruturadas e implementação em vários...
tracking img