Servico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INSTRUMENTALIDADE NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO SÓCIO JURÍDICO

Roseli
Prof. Jaciane
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social / Bacharelado (SES0571) – estratégias técnicas e instrumentos da ação profissional
09/12/2010

RESUMO

O artigo a seguir trás reflexões a cerca da instrumentalidade do serviço social no campo jurídico, o usoe a importância de alguns instrumentos no cotidiano profissional do assistente social. A instrumentalidade é de grande importância no cotidiano profissional do assistente social que tem como principal característica intervir na realidade, pois é por meio da instrumentalidade que o assistente social modifica e transforma as condições objetivas e subjetivas, as relações interpessoais e sociais, ouseja, transforma as condições do usuário e da instituição. É preciso conhecer a realidade, qual instrumento é mais adequado para cada situação e também ter conhecimento das legislações que englobam tal situação, ciente que a prática profissional deve ser delimitada no código de ética e baseada no projeto ético político da profissão, que visa resguardar os direitos dos usuários buscando assimconhecer a realidade dos mesmos para melhor desenvolvimento da ação profissional. Ações que devem ser baseadas nos instrumentos e técnicas, pois os instrumentos possibilitam o desenvolvimento das ações e a técnica possibilita o conhecimento e mudança da realidade. Os instrumentos são recursos para conduzir a ação utilizada para viabilizar a técnica, é um conjunto de procedimentos e habilidades. Épossível criar ou escolher um instrumento, mas para fazer a escolha certa do instrumento e preciso que cada caso seja analisado de acordo com o contexto do usuário.

Palavra chave: serviço social, instrumentalidade, judiciário

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo desenvolver algumas reflexões sobre o instrumental técnico utilizado na ação profissional do Assistente Social Judiciário.Na contemporaneidade somos arrastados a nos deparar com diversos fatores que afetam a nossa sociedade, A violência contra a mulher, o idoso, a criança e o adolescente, os menores infratores, a saúde precária, o preconceito, a discriminação contra portadores de deficiência (mental, física), dentre muitos outros acontecimentos, levam o assistente social a pensar em propostas para resolver cada umadestas questões.
O assistente social é entendido como mediador das relações entre políticas sociais e demandas sociais, ou seja, entre as instituições e usuários e tem como tarefa básica enfrentar as conseqüências da questão social, tendo como pressuposto inicial a Ética-Profissional, evitando fazer juízo de valor, sem ferir os Direitos Humanos. Diante disto, o trabalho do assistente social nãopode ser visto, analisado e aplicado isoladamente, mas organicamente articulado ao projeto ético-político da profissional.

PROJETO ÉTICO POLÍTICO

A dimensão ética da profissão está fundada na liberdade concebida historicamente como possibilidades de escolhas dentre alternativas concretas, evidenciando compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Estaperspectiva ética vincula o Serviço Social a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero. A partir das escolhas que o fundam, tal projeto afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e dos preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo com hegemonia do trabalho.
Em sua dimensãopolítica, o projeto se posiciona pela socialização da participação, pela universalização tanto do acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais quanto da riqueza socialmente produzida.

Instrumentalidade

O serviço social é antes de tudo instrumental, seu papel é intervir entender e compreender a realidade dos usuários, diagnosticar, executar e avaliar, pois se trata...
tracking img