Serviços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 31 (7582 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Este trabalho se refere á serviços: O que são quais os tipos, qualidades de serviço, entre outros tópicos.
Aqui, poderão ser encontradas informações que auxiliarão aqueles que pretendem seguir esse ramo, já que há profundidade no assunto abordado.
Além dos tópicos citados acima, poderão encontrar novas informações como os oito pês (explicados um aum), intangibilidade, inseparabilidade, perecebilidade, heterogeneidade, entre outros.
Não podemos deixar de citar que há dicas e exemplos que facilitará o entendimento de todos que se interessarem neste assunto.

Serviços
Os serviços podem ser considerados como atos, ações e desempenho. Como tal, os serviços são intangíveis e estão presentes em quaisquer ofertas comerciais.O que muda é o grau de prestação de serviço incluído no objeto de comercialização. Por exemplo: um comerciante, ao vender um produto considerado uma commodity, tem a sua oferta principal no tangível, seja ele um produto alimentício ou de outra classe. Digamos que um comerciante venda areia para diferentes tipos de compradores. Em princípio ele não presta serviços em sua atividade principal, poiscomercializa produto tangível areia. No entanto, ele necessita prestar serviços, como providenciar a entrega dos produtos, fazer controle dos pedidos realizados, tratar de devoluções, entre outros procedimentos necessários. Portanto, ele presta serviços de determinado nível agregado á oferta do produto tangível.
Por outro lado, um advogado comercializa o seu conhecimento e suahabilidade em lidar com causas judiciais. O objeto principal da comercialização de um advogado é intangível, pois se trata de seu desempenho. Porém, um advogado necessita também tangibilizar a sua oferta, ou seja, torná-la mais concreta, a fim de facilitar o julgamento e a percepção dos seus clientes. Por isso, procura transmitir através de seu escritório uma boa aparência, contratar funcionáriosqualificados, entre uma série de outras atividades que objetivam projetar uma imagem favorável aos negócios que realiza.
Tanto um vendedor de uma commodity como um advogado podem ser considerados prestadores de serviços de graus diferenciados. O que muda é o nível de atividades desempenhadas em cada um destes casos. Enquanto o vendedor de areia acrescenta serviços para melhorar a oferta de seuproduto tangível, o advogado acrescenta tangíveis para melhorar a sua oferta de serviços intangíveis. Ambos oferecem aspectos tangíveis e intangíveis. O que muda é o grau de prestação de serviços.







Tipos de serviço
Os serviços podem ser classificados por grupos de atividades, por critérios de durabilidade, neste caso, a divisão é feita considerando-se o tempo deduração de serviços. Há também a classificação de serviços com base na relação da tangibilidade/intangibilidade. Uma classificação do IBGE dá uma idéia melhor de todos esses tipos comercializados no Brasil.
Segundo a classificação do IBGE, os serviços podem ser:
* Serviços de alojamento e alimentação;
* Serviços de reparação, confecção e manutenção;
*Serviços de higiene pessoal, saunas, termas e fisioterapias.
* Serviços de diversões, radiodifusão e televisão;
* Serviços auxiliares de agricultura e de pecuária, excetuados aqueles sob contrato;
* Serviços auxiliares de atividade financeira;
* Serviços auxiliares de transporte;
* Serviços técnicos especializados auxiliares à construção e ao estudo e demarcação dos solos,incluindo agenciamento e locação de mão-de-obra;
* Serviços de limpeza, higienização, decoração e outros domiciliares, sob encomenda de particulares;
* Serviços pessoais;
* Serviços auxiliares diversos.

Esta classificação do IBGE permite que se analise a diversidade do setor de serviços. Quando se refere a serviços, há muitas diferenças na comercialização de cada setor, e...
tracking img