Serviços sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda tem muitas duvidas e angustias sobre sua identidade sexual. Como mecanismo de defesa de sua insegurança, estas pessoas costumam ridicularizar e agredir os homossexuais. Acontecem casos graves de homofobia que levam o sujeito a fazer investidas como, por exemplo, assassinato de homossexuais.
Mas o contrário doque muitos pensam ser homossexual não é uma opção, não é uma escolha, segundo estudos recentes a homossexualidade está intimamente ligado a fatores genéticos e hormonais, fatores estes que são inerentes a escolha, ou seja, não é passível de se escolher ser homossexual ou não, afinal, em uma sociedade onde homossexuais são mortos a pedradas, pauladas, tiros, esfaqueados, vítimas de bullying naescola quem rira escolher ser homossexual.
Estes problemas por si só, já mostram a necessidade de se ter uma lei que criminalize os crimes contra orientação sexual. Refletir sobre a questão da homofobia requer sempre certa contextualização cultural. O comportamento surge como manifestação individual, mas tem seus instituintes fortemente assentados na cultura onde se inscreve, assim como amanifestação de outros comportamentos, também regulados por intricado sistema de normas sociais.
Assim, através dessas considerações, irá ser tratado no decorrer do trabalho o assunto em questão, bem como especificar abordagens de homofobia existentes em nossa sociedade e ações de conscientização do mesmo para que seja feito um trabalho de busca de orientações para se lidar de forma conciliadora sobre oassunto tanto na sociedade de forma geral, como principalmente dentro da escola, que é o lugar que se inicia a formação da consciência e da cidadania.

Tema: Projeto de Ação sobre Homofobia

OBJETIVO GERAL:
Entender a complexidade do fenômeno da homofobia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender as várias formas de manifestação dos atos homofóbicos;
Identificar os mecanismos de projeção dahomofobia;
Analisar o comportamento das pessoas frente as diferenças e escolhas sexuais;
JUSTIFICATIVA:
É sabido que a homofobia ocorre por falta de informação e pelo reforço de uma cultura heterossexual, que considera como única forma de relacionamento casamentos entre homens e mulheres. A importância de se tratar do assunto no âmbito da sala de aula, especialmente nos cursos deformação de professores, requer uma proposta de mudança de postura, haja vista a relevância do tema, primeiro em âmbito de cidadania e depois relativo à sexualidade. Quanto mais pessoas se informarem sobre o assunto, mais respeito, estaremos atribuindo aos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e travestis. É preciso que a questão passe a ser entendida e tratada a partir da cultura dos direitoshumanos, procurando assim, esclarecer professores e professoras sobre a superação ao preconceito, possibilitando o reconhecimento da sexualidade como algo inerente à vida do ser humano.
Além desses aspectos, tratar da homofobia na escola, passa pela questão do espaço democrático que é a instituição, onde se podem promover debates francos e abertos, desmistificando o heterossexismo, cuja crença,define como única forma aceitável de sexualidade, o heterossexualismo. Preparar professores e professoras, capazes de construir um ambiente de respeito à expressão da sexualidade humana, fortalece o combate a cultura homofóbica instituída na sociedade e promove a valorização da educação afetivo sexual, baseada na vivência natural e positiva para a formação de crianças.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Otermo é ainda desconhecido por muitos, embora as reações e os preconceitos sejam muito antigos e conhecidos de todos. A negação à orientação sexual do outro, causa na grande maioria das pessoas a repulsa face às reações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo. O heterossexismo descreve uma atitude de preconceito que acaba por suprimir os direitos de cidadania, classificando como inferiores...
tracking img