Serviços eletronicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS PUBLICAS

CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

ADN0701
PAULO SERGIO MAIA DE LIMA

As mulheres ao longo da existência humana, tem tido filhos, cedo ou tarde,dependendo de mecanismos gerados pela própria sociedade. No Brasil a pouco mais de um século, não havia estranhamento no fato de uma mulher de pouca idade se casar e gerar filhos no início de suavida reprodutiva, na faixa etária entre 12 a 18 anos.
Quando se fala em gravidez na adolescência nota-se um problema generalizado que necessita ser solucionado. Uma verdadeira epidemia que deve sercontrolada. Sabe-se que a gravidez na adolescência tem crescido gradativamente em vários países inclusive no Brasil, deste modo dados demográficos gerados por fontes oficiais são de fundamentalimportância para uma análise consistente do problema e a busca por possíveis soluções.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam um grande crescimento em casos de gravidez deadolescente afirma que 7,3% desta faixa possuem pelo menos um filho, um dado bastante alarmante também identificado por esta pesquisa é que com a menor escolaridade a probabilidade de engravidar em bemmaior em relação as com um nível de escolaridade maior.
Os principais envolvidos nesta problemática são a população e o poder público, onde a cada dia a população busca melhorias que possibilitemoferecer aos seus filhos educação e saúde. Percebe-se que apesar das mudanças no cenário atual onde as mulheres tem se destacado cada vez mais na sociedade esta problemática não desacelera. E notório queuma gravidez na adolescência desencadeia fatores que representam dificuldades da seguinte natureza: Medos, inseguranças, desespero, desorientação, solidão principalmente no momento da descoberta dagravidez, No entanto há que se ter cuidado que se entender que toda a gravidez na adolescência não é um fato inconseqüente e desastroso.
De que forma este problema pode ser exposto a fim de que...
tracking img