Serviço e a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO ADATIHARA, M. T.; NAKANO, M.; SOUZA, V. L. P. de1 RESUMO: Por meio dos Projetos de Lei (PL) n.º 3.688 de 2000 e n.º 6478 de dezembro de 2009, dispõem sobre o ingresso do assistente social no quadro de profissionais da educação pública, levantou-se pontos essenciais da importância do assistente social na escola. Através de análise de correntes sociológicas funcionalistase crítico reprodutivista de Durkheim, Bourdieu em contraposição com a linha do materialismo histórico, com o ensinamento do conhecimento em Gramsci, procurou-se examinar a importância do assistente social na escola pública, nova atuação do profissional. Portanto, confirmou-se que existe a necessidade deste profissional no ensino, pois no cotidiano escolar enfrentam-se difíceis demandas sociaisque o conhecimento pedagógico não consegue arcar sozinho necessitando-se de outros profissionais como o Assistente Social. PALAVRAS CHAVE: Assistente Social, Educação, Escola Pública.

INTRODUÇÃO

A atribuição deste trabalho incide em estabelecer reflexões e conhecimentos acerca da atuação do Assistente Social na escola pública. Como objetivo, este estudo procurou-se identificar a aproximaçãoteórica e prática do profissional Assistente Social ao campo educativo, conhecendo e estudando os problemas sócio-educativos e os subsídios do Serviço Social no sistema escolar, visando à realidade social da educação, como igualmente mapeando-a quanto a estes problemas de forma a garantir aos alunos a avanço das condições de estudo. Mediante as propostas supracitadas, supõe-se que os problemassócio-educacionais podem ser diminuídos por meio do desempenho do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais autores escolares da rede pública. O impulso primitivo que orientou a reflexão da ação do assistente social na escola pública foi à conjectura dos Projetos de Lei nº 3.688 de 2000, que dispõem a propósito do ingresso de Assistente Social no quadro de profissionais da educação,e o Projeto de Lei nº 6478 de dezembro de 2009, que dispõe a respeito do ingresso de Assistentes Sociais nas escolas públicas. Salienta-se que o Projeto de Lei nº 6478, se encontra em tramitação e é de nível nacional.

1

Acadêmicas do 8º período de Serviço Social – UNITINS – 2010

2

Assim, a partir de uma pesquisa intitulada: (LOPES, 2005) Serviço Social e Educação, foram levantados osaspectos mais importantes da ação do Assistente Social no campo educativo. Foram abordados os aspectos históricos educativos nas décadas de 80 e 90, os embasamentos legais da educação no Brasil e as influências sociológicas no ensino, a fim de compreendermos a realidade social na qual a escola está colocada. Tratou-se ao mesmo tempo da inserção do Assistente Social no sistema educativo, tendocomo referencial legal o histórico do Projeto de Lei nº 6478 de dezembro de 2009, que garante o Assistente Social no quadro de profissionais das escolas da rede pública. Por fim, abordou-se a cumprimento dos procedimentos metodológicos da pesquisa Bibliográfica, que segundo Kant (2003) é o passo primitivo na construção real de um protocolo de investigação, quer dizer, em seguida a opção de um temaé necessária fazer uma revisão bibliográfica do assunto assinalado. Essa pesquisa auxilia na opção de um método mais adequado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da investigação. Salienta-se que tendo em vista que o ensino é uma política pública de direito constitucional, este, deste modo, deve ser afiançado não exclusivamente com a democratização do ingresso do sujeito àeducação, mas sobre tudo à qualidade da educação, a fim de promover o desenvolvimento cultural do indivíduo enquanto cidadão. Nessa conjuntura cabe ao profissional Assistente Social, por meio de seu exercício, estender e colaborar para a sua garantia.

O ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA EDUCATIVO: UMA NECESSIDADE

O ideário neoliberal divulgado pelas diretrizes das Instituições Financeiras...
tracking img