Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 180 (44944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERNET
Ciência et Praxis v. 1, n. 2, (2008)

O trabalho do Assistente Social na saúde.

El trabajo del Assistente Social en la Salud.

Fernanda Oliveira Sarreta1

Resumo: O artigo debate o exercício profissional na construção do direito universal à saúde, com referência nas proposições do projeto que orienta a Reforma Sanitária brasileira e do projeto ético-político do Serviço Social,que apontam um paradigma de promoção da saúde e de compromisso com a autonomia e emancipação dos sujeitos sociais. Analisa os limites e desafios na implantação e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), que se dá num contexto em que as políticas sociais são orientadas pelos ideais neoliberais, de caráter restritivo e de privatização, e a saúde é tratada segundo a lógica do mercado, ferindoos princípios e as diretrizes constitucionais. E, a participação do assistente social no processo de construção e desenvolvimento do SUS, principalmente nos municípios, onde se concretiza o trabalho por meio das ações e serviços de saúde, buscando fortalecer a perspectiva da universalização do acesso aos programas e políticas sociais. Sobretudo, o Serviço Social se sobressai no endosso aoreconhecimento dos fatores determinantes e condicionantes das condições de saúde, para o enfrentamento das expressões da questão social. A profissão vem produzindo conhecimentos e alternativas para enfrentar as dificuldades vivenciadas no cotidiano, provocando o alargamento do trabalho profissional, que, associada à produção de conhecimentos e constante qualificação, tem ampliado a inserção do profissionalna área da saúde.

Palavras-chave: Serviço social; projeto profissional; políticas sociais; saúde pública.

INTRODUÇÃO

O Serviço Social apresenta um projeto profissional construído e legitimado pelo debate profissional, contemplando o pluralismo como um elemento fundamental tanto da sociedade quanto do exercício profissional para o debate de idéias e sua consolidação. Os valores, idéias,opções, éticas e políticas, que caracterizam o projeto, assinalam o compromisso com os interesses da classe trabalhadora brasileira, portanto, antagônico ao projeto defensor do neoliberalismo, que vem promovendo a redução dos direitos sociais, a privatização do Estado, o sucateamento dos serviços públicos, a redução das políticas sociais (NETTO, 2006). As conseqüências deste processo na vida socialé o desemprego, a exclusão social, provocado pela concentração da riqueza e da renda.
As proposições enunciadas no projeto ético-político do Serviço Social, materializadas no Código de Ética de 1993, convergem e refletem o movimento da Reforma Sanitária brasileira visando efetivar a universalidade do acesso à saúde, por meio de políticas públicas efetivas. Sua implementação destina-se a amenizaras diferenças e injustiças instaladas na sociedade e considerar mecanismos que permitam ampliar as possibilidades de acesso aos bens e serviços produzidos. São enunciados de princípios e diretrizes para a construção de relações com base na liberdade, na supressão da alienação, das formas de exploração e dominação, para a participação ativa dos sujeitos sociais visando ao desenvolvimento daautonomia, na perspectiva da emancipação dos sujeitos, de ruptura com as práticas autoritárias, centralizadoras e assistencialistas.
O ideário que orienta a Reforma Sanitária brasileira e sustenta a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como referência central fortalecer a descen
tralização político-administrativa, a participação popular e a concepção integral de saúde, com objetivo desuperar o modelo curativo, formado nos ideais capitalistas de atender os interesses e as demandas do mercado. Para tanto, o Movimento considera, nesse processo, as responsabilidades do Estado na implementação de políticas sociais e de ações intersetoriais, para o desenvolvimento de uma política de saúde que programe ações e medidas eficazes ao reduzir as desigualdades sociais, na perspectiva de...
tracking img